Law&Order LA: Westwood (01×09)

Como eu já sabia da troca de detetives, com o “rebaixamento” de Molina, passei boa parte do episódio esperando pelo momento em que Winters deixaria a cena. Acho que só fui prestar atenção realmente na história depois que isso aconteceu, o problema é que a história não melhorou muito a partir daí.

Vejam bem, toda a movimentação do episódio foi reflexo da necessidade de mudar algo que não dava certo – e a esta altura já sabemos que não deu certo, tanto que o seriado acabou sendo cancelado – só que não foi o bastante.

A franquia sempre funcionou de duas formas: ou histórias muito boas e fortes, a ponto de não depender de um ator para garantir a atenção do público e trocar de elenco muitas vezes (o Law&Order original); a outra opção é ter personagens fortes o bastante e atores competentes o bastante para não depender de sempre ter boas histórias (Law&Order SVU). Law&Order Criminal Intent era a exceção que confirmava a regra: apesar de um personagem forte e um excelente ator (o Goren de D’Onofrio), seus excelentes roteiros foram capazes de prender atenção mesmo quando ele não estava em cena, por mais falta que sentissemos dele.

LOLA, infelizmente, está no lado oposto: seus personagens não convencem e suas histórias não são tão boas assim ou tão novas assim.

Vejam o próprio episódio da virada: não seria mais interessante que Molina caísse ganhando? Conseguindo que Cesar pagasse pelos crimes que cometeu? Sabe, aquela punição por ter feito da forma errada, mas ter conseguido o que era preciso – nem que fosse fora dos tribunais.

Um Molina derrotado não é a melhor forma de recomeçar, estou errada?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

8 Comentários


  1. O bom de Lay & Order era mesmo aquela reviravolta no meio do caso – o início do crime nada tinha a ver com o fim.
    Não foi só LOLA que deu errado: lembra de L&O: Trial by Jury? Também durou somente uma temporada.
    Eu não sabia que o Rex ia morrer: como sou eternamente canceriana, fiquei esperando ele “ressucitar” até o último minuto.
    E SVU tem muito mais Ordem que Law: nem mais promotor fixo eles tem. O caso acaba mesmo com a criatura maléfica no xilindró, à espera de julgamento (ou não, né?).
    Bjs

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    1. Sim, Trial By Jury durou só uma temporada, ali eu acho que faltou elenco mesmo, ninguém estava bem.
      E SVU nunca me conquistou de verdade.

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  2. Pois é né,

    Também assisti o epi para ver o Winters morrer (ai como eu sou uma pessoa horrível!). Na verdade depois que o Winters morreu passei a assistir todos os epis (tá vendo como eu sou uma pessoa horrível!!!).

    Sobre o fato do Molina, quer dizer o Morales, ter perdido o caso, achei bem crível, deu a entender que ele iria ter um longo caminho para conquistar espaço no novo cargo…

    Interesante é que esses ajustes de elenco e formato ocorreram de forma semelhante em SVU de 1999 pra 2000, só que naquela época a situação da NBC era bem diferente da de hoje.

    Ou seja, LOLA teria que ter começado já acertando pois a NBC precisava de um outro drama de peso pra não só substituir L&O mas para fortalecer sua produção de dramas, já que ER também se foi, e SVU até o final da 11ª já dava sinais de desgastes.

    E falando em SVU… seria coincidência o fato que só foi o Neal Baer sair da produção executiva da série (ele vai pra CBS) para os roteiristas trazerem a a Diane Neal de volta (em participação especial)?

    O rodizio louco de SVU começou depois que a Diane Neal saiu… e nisso a promotoria acabou perdendo espaço… 🙁

    PS: Na verdade todas as séries da face da terra precisam começar acertando né, mas LOLA tinha dois pesos extras nas costas, difícil superar isso. Eu acho que a mesma coisa aconteceu com Trial by Jury.

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    1. Tô rindo alto aqui do seu “pessoa horrível”. Não é não, a gente apenas exercita um pouco de maldade assistindo aos seriados, melhor assim que na vida real 😛

      Então, do Morales (eu sempre confundo o nome do ator com o personagem no caso dele), eu acho crível que ele tenha perdido, mas acho que não foi a melhor solução para a série, sabe?

      E concordo contigo: o pessoal não tinha o direito de errar com LOLA, mas eu ainda preferia mais uma temporada do Law&Order original.

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  3. Janaína, pelo amor de dadá, o que aconteceu na época quando postastes:
    “Interesante é que esses ajustes de elenco e formato ocorreram de forma semelhante em SVU de 1999 pra 2000, só que naquela época a situação da NBC era bem diferente da de hoje.”

    E, o que tem a ver Diane Neal com Neal Baer?

    Adoro SVU, principalmene pelo Christopher Meloni.

    Falando de Law&Order LA, adorava o elenco, mas não gostava de Rex… aquele pescoço duro me incomodava, pode?

    Claro que não concordo com o cancelamento, apesar de não cortar meus pulsos para assistir os capitulos. penso que a fórmula esteja desgastada para apostar em novas franquias… deveriam se deter nas que já tem e jamais ter cancelado a original Law&Order.

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  4. Esqueci de comentar, como que um promotor público vai rebaixar sua posição virando policial/ detetive?… Acho que isso ficou bastante inverossímil e basta ele querer ser rebaixado e passa a assumir a carteira do finado? muita apelação.

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  5. Oi Libriane,

    Na verdade, como não conheço ninguem que assiste SVU 🙁 , de vez em quando coloco algum cometário da serie aqui… essa é a razão dos meus cometários aleatórios sobre a franquia. Desculpa aí Simone… mas eu preciso desabafar :B

    Em 1999, SVU estava a ser estruturada para ser uma serie que focava mais a vida pessoal dos policiais. Só que em 2000, o Baer e o Wolf fizeram umas mudanças para adequar a serie aos fãs de L&O: contrataram uma atriz pra fazer uma promotora “fixa” (a princípio, já que nada era fixo no universo L&O) e voltaram a estrutura original da Mothership de naum mostrar MUITO a vida pessoal dos personagens a não ser quando fosse relacionado ao caso.

    Na época a NBC mandava e desmandava na audiência americana com Friends, Will & Grace… e os dramas tmb faziam muito sucesso… bem hoje a NBC reza por um milagre…

    Diane Neal (a Casey Novak) e o Neal Bear se estranharam durante a produção de SVU, não sei exatamente pelo quê (li em algum lugar, não lembro exatamente por isso não vou AFIRMAR COM PROPRIEDADE, mas ela afirmou uma vez que a produção não a tratava bem… agora não me lembro se ela se referia a personagem dela ou a ela própria) mas mesmo depois de ser demitida, Diane chegou a perguntar ao Neal se voltaria a gravar e não obteve resposta dele. Me lembro que a 10 temp ficou tão complicada com a não aceitação do público as mudanças que eles tiveram que tirar a Michaela Mcnamus as pressas e extender a participação da Stephanie March. (TENSO NÉ)

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    1. Janaina: eu não assisto SVu regularmente, por isso acabo não falando da série. Mas sinta-se a vontade para puxar a cadeira e falar com a gente da série: fã de série é tudo igual, risos.

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