Outro dia rolava no twitter um papo sobre como falar com seus filhos sobre sexo. Achei engraçado, tudo questão de timing, porque dias antes havíamos falado do assunto com a psicóloga da Carol, que nos dava dicas sobre comportamentos que podem indicar que a criança já está curiosa sobre o assunto, mas não pergunta – como fazer brincadeiras sobre as diferenças de pai e mãe, apertar os seios da mãe e coisas do tipo.
Uma sugestão da psicóloga, que gostei muito e por isso divido com vocês, foi o livro De Onde Viemos?. O livro mostra em linguagem simples, desenhos infantis, as diferenças entre homens e mulheres, fala sobre sexo de maneira bastante simples e ainda sobre a gravidez e o parto, encerrando falando um pouquinho sobre o crescimento da própria criança.
Como eu disse: a linguagem é bastante simples e as imagens bastante lúdicas e divertidas – para quem quiser ter uma ideia de como é, achei esse álbum no Picasa com o livro.
Meu único conselho seria, para os papais mais tímidos (tipo meu marido), a ler sozinhos primeiro para então ler com a criançada, assim a gente pode ficar mais a vontade sobre o assunto. A partir da primeira leitura é legal deixar o livro sempre a mão para a criança, que pode consultá-lo sempre que quiser. Ah, é legal, também, se colocar a disposição da criança, falando que vocês podem voltar a ler juntos outras vezes.
Link Permanente
Esses dias passei por um sufoco, pois fomos na farmacia e bem na hora de pagarmos, embaixo do caixa, tinha uns pacotes de camisinhas e claro que o lucas queria saber o que era aquilo.
Estava somente eu e ele, fiquei sem reação pois como iria explicar como realmente funciona aquilo?
Desconversei e dopo falei para minha esposa o ocorrido, ela riu e disse que tbm ja foi pega nisso e falou que aquilo evitava a gravidez sem muitos detalhes.
Caraca, simples e objetivo.
Conto isso, pois ele ja perguntou como nasceu e explicamos que eu plantei uma sementinha na mamae e ele nasceu rs
Com essa sua dica vou poder acrescentar mais a estorinha rs
Sou igual ao seu marido em relação a isso, acho ele muito novo pra saber dessas coisas, se bem como anda o mundo, capaz dele me ensinar rs
Valeu a dica.
Link Permanente
Risos, até imagino a cara na farmácia. Meu marido tá com dupla timidez porque ela é menina né? O negócio é mesmo tentar encarar com naturalidade, responder o que perguntou e só, sem criar muito drama. Beijos
Link Permanente
Simone que delicia ler esse post e poder reviver essa lembranca tao boa.
Eu lembro desse livro, que meus pais me deram, para eu ler (sim, eles nao liam para mim) quando eu tinha 8/ 9 anos.
Aprendi muito com ele e achei que ele nem existia mais.
Minha proxima viagem ao Brasil, vou procura-lo, guarda-lo e esperar aparecer a oportunidade, porque ela aparece sempre ne?
E (tentar) ser natural e sincero e’ sempre o melhor caminho com as criancas.
Espero que a Carol goste.
Abracos
Gra
Link Permanente
Oi Grazi, eu demorei para achar, porque mudou de editora, só fui achar na Cultura. Estamos ensaiando o começo do papo, o Carlos está super sem jeito. Beijos
Link Permanente
Eu tenho 11 anos me explique simone de onde viemos?