Fringe: The Firefly (03×10)

Um aparte: É engraçado como algumas coisas marcam em nossa vida. Eu, tinha meus 10, 11 anos quando assisti a De Volta Para o Futuro. Ainda hoje tenho uma nostalgia boa sobre ele e, mais que isso, assisto novamente com imenso carinho. E, mesmo que Christopher Lloyd tenha uma enorme carreira para ser lembrado, é impossível pensar em seu nome e não lembrar do louco cientista que constrói um carro capaz de viajar no tempo. Então, quando Walter vibra ao encontrar seu grande ídolo, eu me senti como ele. Talvez, mais ainda, porque sou fã demais de John Noble e seu personagem, então eu olhava cada cena dos dois juntos com carinho duplicado, o que tornou esse episódio ainda mais especial.

******************************

E o retorno de Fringe não poderia ser mais feliz: colocando nosso amigo Observador no centro da história, vemos Walter enfrentar novamente o medo de perder seu filho e, ainda assim, tomar a decisão certa. Mas também vemos que o destino traçado para Peter pode ser o da escolha entre destruir um dos mundos ou destruir a si mesmo. Posso estar exagerando, afinal, tirei isso daquela pequena observação dos dois Observadores ao final do episódio, sobre o fato de que Walter precisará enfrentar esse dilema no futuro.

E não deixa de ser irônico, porque Walter termina o episódio acreditando que o Observador só fez o que fez, trouxe o filho de Bobby para o futuro, quase matou a menina, para que sua vida fosse salva. E eu não consigo concluir se ele está certo. Eu sei que o plano inicial não era salvá-lo, mas testar seu comportamento quando Peter estivesse em perigo, só que salvá-lo também podia ser parte do plano, ou uma consequência previsível do que aconteceria.

Na verdade, comecei a escrever esse parágrafo várias vezes. Em determinados momentos achando que Peter salvando Walter seria obra do acaso, que o Observador deu aquele tiro apenas para que ele conseguisse escapar. Aí penso melhor e começo a achar que tudo ali foi planejado em seus mínimos detalhes.

E esse segundo pensamento vem da tal história o vagalume que o Observador compartilha com Walter sobre a libélula e sobre o fato de que os mundos estão “desbalançados”. Se uma pequena libélula é capaz de mudar tanto, imagine Walter morrendo.

O que talvez não tenha sido mesmo planejado é Olivia e Peter e o que está por vir. Como falei antes, acabei comprando a teoria de meu amigo Paulo Fiaes de que Peter se apaixonou por BOlivia e não por nossa amiga. Aqui vemos que ele mandou um livro para que BOlivia pudesse conhecê-lo melhor e eu não consigo comprar a ideia de que ele mandou pensando na Olivia original, sabe?

Mesmo não comprando essa ideia, insisto em buscar um futuro para os dois juntos, provavelmente culpa do lado romântico de uma nerd.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Oi Simone, concordo com você, quando assisti e vi Christopher Lloyd só pensava que ele iria levantar do sofá e gritar : Great Scott !!!!!!!!!!!!! hahahahaha

    Ou comentar com o Walter sobre a gravidade ou algo assim, The Fringe pra mim é hoje o melhor seriado da tv americana.

    Acredito que Peter e Olívia ainda terão que resolver suas diferenças por muitos episódios, mas não espero um final feliz.

    Outra coisa, gostaria de saber se você sabe onde posso baixar os episódios do Reconstrução Total, não tenho mais tv a cabo e pra seguir minhas séries eu preciso baixá-las.

    Beijos moça.

    Responder

    1. Oi marcello! Olha os episódios mais recentes você com certeza encontra no eztv.it , já os mais antigos você deve achar no thepiratebay.org. O problema é que dificilmente achará legendas disponíveis.

      Responder

Deixe uma resposta