Tradições de natal, as velhas e as novas

A minha comadre Samantha fez um ótimo texto sobre tradições de Natal (clica aqui para ler, clica vai), o que me fez pensar muito sobre as minhas tradições, que eu vim contar para vocês.

Quando eu era pequena, meus avós paternos ainda eram vivos e o Natal era o dia de juntar todos os filhos e netos em volta da mesa, numa bagunça deliciosa, e enorme, e comer aquelas comidas que são consideradas tradicionais: o peru, o tender, o pernil, o arroz com passas, e coisas desse tipo.

Após a morte de meus avós, cada um dos filhos começou a fazer uma ceia de natal em separado, rodeados de seus próprios filhos e netos, a bagunça enorme sendo substituída por intimidade – e em nenhum dos casos é melhor que o outro, afinal, nós crescemos e nossas crianças passam a fazer a bagunça com seus avós.

No meu caso isso significou substituir os enormes assados por comidas ainda menos brasileiras, mas bastante adequadas ao calorão da época (ainda mais considerando que meus pais, hoje, moram no litoral): minha mãe trouxe a influência do seu sangue libanês para a mesa e passamos a noite saboreando o kibe cru e frito, o tabule, o homus, a cafta, o pão sírio.

Uma refeição leve e cheia de temperos e cheiros que marcaram o dia a dia de minha infância, quando essas comidas não tinham ainda o lugar na ceia, mas já preenchiam os finais de semana, o que lhe dá um sabor todo especial.

É com essa nova tradição que a Carol está crescendo, essa é a referência dela da grande comemoração de Natal, tanto é que já começou a pedir peço kibe cru ontem a tarde.

Depois de comermos distribuímos os presentes – e eu sempre adoro o fato de que a Carol gosta mais de dar os presentes do que abrir os seus – a espera do Papai Noel. Mas esse velhinho de barba é tão esperto que sempre deixa os presentes das crianças escondidos em volta da casa, tão rápido que, quando ouvimos seu sino tocar, ele já partiu para outra casa.

Ontem, enquanto comíamos, Carol pediu que o avô faça uma chaminé na casa, afinal, esse negócio do Papai Noel deixar os presentes em volta da casa não está certo.

Feliz Natal para sua família, seja qual for a sua tradição!

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário

Deixe uma resposta