Supernatural: finais e recomeços

Hoje é dia de estréia se o seu assunto preferido é Supernatural: com o episódio Exile On Main Street (06×01) começa a sexta temporada da série.

Motivo mais que justo para eu finalmente dizer o que achei da quinta temporada. A demora, inclusive, pode ser explicada pelo misto de sentimentos que carrego comigo desde o fim do último episódio, assistido na semana passada.

Para poder explicar melhor, vamos por partes:

A quinta temporada em si: eu adorei! Achei que cada peça se encaixou direitinho, coisa de mestre mesmo. Entender que os caminhos de Dean e Sam já estavam escritos há muito tempo, descobrir que os anjos tem seus próprios interesses, nem sempre coincidentes com os nossos, um Lúcifer que sabemos ser mal, mas que em nenhum momento se mostra satânico, os quatro cavaleiros do Apocalipse, os anéis se tornando uma chave.

Tudo foi sob medida para os fãs, encerrando-se com a escolha da peça perfeita para mudar a história: o Impala. Quem não ficou com um sorriso no rosto ao ouvir a história do Impala desde o começo e não teve a certeza de que seria ele a trazer Sam de volta bem no meio da batalha?

Eu diria que o final, que nem foi final de verdade, foi perfeito, que eu não conseguiria imaginar a história acontecendo de outra maneira.

O último episódio: como eu disse, a escolha do Impala como peça chave para a história dos dois irmãos foi a melhor sacada da temporada. O episódio teve emoção na medida e ainda conseguiu nos segurar nas cadeiras.

Outras coisa que eu gostei muito foi a finalização, a ideia do profeta que encerra sua história e depois desaparece. Toda a discussão sobre a satisfação com o final e o fato do final ser um recomeço. Eu realmente estava emocionada quando a cena se desenrolou e eles conseguiram roubar um sorriso de satisfação meu.

O recomeço: essa é a parte realmente difícil de avaliar. Até a cena de Dean e sua nova família era como se eu estivesse em luto, ao mesmo tempo em que havia esse sentimento de satisfação. Mas quando eu vi Sam ao lado daquela árvore eu tive medo.

Eu tive medo porque foram cinco anos de dois irmãos que se amavam acima de tudo. Foram cinco anos em que eles brigaram, em que morreram, em que sorriram, em que riram um do outro. Cinco anos de uma família –e aí eu já incluo Bob e Castiel na história.

E agora? O olhar de Sam naquele momento nada teve a ver com o olhar dele por cinco anos. Mais: sabemos que o projeto inicial de Supernatural era de 05 temporadas. Sabemos que esta sexta temporada não ficará a cargo do criador da mitologia destes dois irmãos.

E é disso que eu tenho medo. Medo de o que o que vier agora estrague a experiência até aqui. Mas, não vou mentir, eu também tenho esperança, quero crer que será tão divertida a viagem quanto foi até agora.

Eu, que assisti a quinta em ritmo de maratona, ainda não decidi se espero pela Warner ou se saio devorando os episódios no ritmo americano. Como vocês vão fazer?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

12 Comentários


  1. Você descreveu minhas exatas impressões sobre o finale. Ainda penso que talvez fosse melhor que o episódio – e a série – tivesse se encerrado 10 segundos antes…

    Vi as terceira e quarta temporadas em ritmo de maratona e recomendo. A história fica bem mais coesa. Só que não aguento esperar tanto, então vou seguir o ritmo norte-americano mesmo.

    Responder

    1. Eu senti isso que vc falou de coesão nesta temporada, foi a primeira que assisti assim, direto. E combinou bem, porque esse ano foi uma grande história só contada em capítulos.

      Responder

  2. PUDDING !!!!!!!!

    confesso que consigo aguardar passar as séries na tv mas …. mas ….. Supernatural não consigo, alias quando descobri que existia download (há alguns anos, acho que 3) fiquei louca, 2 séries não me permitiam esperar, uma era SPN e outra era 24 Horas, como só me restou SPN …… estamos ai 🙂

    estou na vígilia para ver online, vou até deixar Judging Amy para reprise-da-reprise

    tenho muito respeito por pessoas que conseguem descrever o como foi sua visão de alguma coisa, neste caso sobre os episódios e a temporada de SPN, pois sou uma negação neste assunto
    suas palavras não poderiam encaixar melhor na opinião que tenho sobre os Brotha Winchesters, e fico muito feliz que vc esteja escrevendo sobre essa série pois vou ser uma assídua leitora de tudo que vc escrever

    e vamos que vamos \o/

    Supernatural Rocks Forever

    inclua aqui a música “Carry on my wayward son” do Kansas 🙂

    Responder

    1. Toque atual do meu celular, risos, já que Psych entrou em recesso.

      Obrigada pelos elogios e vamos ver como me saio nesta temporada, com os canais adiantando as exibições é capaz de eu começar a escrever alguns reviews pela agenda americana.

      Responder

  3. PUDDINGGGGGGGGGGGGG !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    assisti ao episódio ontem e se preparem …….. os irmãos estão de volta de um modo bem diferente

    se eu tiver que dizer um nome é >>>>> FAMÍLIA

    sim é isso ….. falo mais depois que a Simone fizer o review

    Responder

  4. A quinta temporada foi a melhor de todas pra mim..eu chorei no final com o Dean apanhando do Lucifer mas falando com o Sam ” eu estou aqui, não vou te deixar”.
    Agora, ontem vi o primeiro episodio da sexta e confesso q tb fiquei meio receosa. A impressão q eu tive foi q Dean e Sam trocaram de personalidade…sei la. Sam ficou duro, frio…foi estranho não ver o amor de irmãos q existia antes.

    Responder

  5. Adorei sua review… Acho cada temporada melhor que a outra, pois mostra a evolução e o destino dos meninos. O último episódio foi perfeito. A história do Impala tão sutil e emocionante… Adorei tudo. Aproveitei o recesso para rever os episódios desde a primeira temporada e foi delicioso… A evolução dos personagens, a história de cada um, a amizade, a família… Foi tudo muito bem construído…
    Abraços,

    Responder

    1. Oi Luiza,

      Eu também acho que o seriado foi melhorando ano a ano e achei interessante a experiência de assistir em ritmo de maratona, como uma longa história mesmo. Estou ansiosa pela próxima temporada.

      Responder

  6. Bom…adoro a serie tb… mas a 5º temporada foi o ciclo q fechou…
    mas digo…a 6º temporada esta muito legal… o Episodio sobre o Bobby é sensacional…
    SAMMY … achou q nao existe mais…apenas SAM…

    Responder

  7. pra mim o final da 5 temporada foi legal mais supernatural ja teve melhores.

    Responder

  8. eu adorei o final da 5ª temporada, foi demais, o chuck a contar a historia enquanto ela acontecia, a hostoria deles, do impala, foi muito bom, nao poderiam ter feito melhor. e o dean a dizer aquilo a sam “eu estou aqui nao te vou deixar” so me fez lembar o episodio 21 da 2ª temporada em que sam morre nos braços de dean e este lhe diz “vai correr tudo bem, eu estou aqui para cuidar do meu maninho” emocionou me muito. a missao de dean é de cuidar do seu mano desde o incendio na casa deles em que a mae morre, em que leva o sam ao colo e diz que vai tomar conta dele.
    agora a sexta temporada, dean está com a sua nova familia. so uma coisa me decpcionou, dean deixou de ser mulherengo, como pode ser isso possivel. ele era bastante engraçado sendo mulherengo, era uma das coisas que o fazia ser bastante comico nesta serie. mas de resto… esta optimo

    Responder

Deixe uma resposta