Reduzir, reaproveitar, valorizar

Calça da costureira, Blusa Zara, Camiseta Collins, Jaqueta C&A, Tênis All Star, Unhas Absinto Colorama

A gente fica falando de reciclagem, reutilização e reduzir. Atualmente a entonação maior é no reciclar: todo mundo fala disso o tempo todo. Às vezes eu confesso que tenho até medo de que as crianças de hoje acabem achando esse assunto chato de tanto que ele é martelado nelas em todos os lugares – a Carol hoje fez mais um passeio ecológico, foram tantos em 07 anos de vida que ela concluiu: “foi chato!”.

Ainda outro dia eu disse aqui que eu sou muito partidária do último: reduzir, o menos badalado dos três. Não sou compradora compulsiva, tenho poucas mas bem usadas roupas. Faço limpeza anual de armário e doou tudo que posso, meu, do marido, da Carol. Evito o uso do carro e valorizo as compras na vizinhança, seja de mercado, seja perfumaria, sejam roupas.

Aí eu fiquei pensando nisso quando meu chefe falou que eu estava toda chique de jaqueta de couro nova. Bom, primeiro não é couro. Hoje ele é chamado de couro ecológico, mas quando ela foi comprada não tinha essa não, era apenas coisa falsa.

A segunda coisa está diretamente relacionada com o quando: essa jaqueta tem mais de 15 anos. Foi comprada numa liquidação da C&A, umas das primeiras após a loja começar a importar muita roupa, principalmente no inverno.

Não fosse pelo punho judiado – que quase nem aparece na foto, vejam só – e pelo forro meio rasgado – preciso tomar vergonha na cara e deixá-la na costureira – ninguém diria. Eu cuido bem das minhas roupas: quando as temperaturas sobem as roupas de inverno seguem para a lavanderia, após adequadamente limpas são guardadas em separado a fim de não pegar poeira.

Um ato sustentável que vale ser lembrado: valorizar. Sejam suas roupas, sejam seus amigos, seja seu relacionamento, seja seu trabalho, seja sua cidade. Vale lembrar que são essas coisas que tornam nossa vida especial.

A cara engraçada? Então, tô num amor com meus cachos que eu vou te contar. Tenho usado a linha da Elsève para cabelos cacheados, aquela da propaganda com a Thaís Araújo, e investi no Curls Rock da Tigi (a descoberta do site BelezaNa Web mudou minha vida, preços bem simpáticos). As molinhas estão todas soltinhas e felizes. E eu também. Tô quase me inscrevendo no concurso Orgulho dos Cachos que a Elsève lançou. O que acham?

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. muito bacana o assunto, to fazendo um trabalho de escola sobre esse assunto! acho super importante as 3 regras =D

    Responder

Deixe uma resposta