Law & Order UK pode declarar vantagem em cima dos irmãos de franquia: sem exceção, todos os episódios até aqui foram excelentes, mesmo quando a história adaptada ainda estava presente na memória.
Se podemos destacar alguma diferença para o original em suas primeiras temporadas é que Law & Order UK tem um grande trabalho em desenvolver seus personagens. O foco, é claro, é no promotor interpretado por Ben Daniels, mas todos os membros da polícia ou justiça têm várias dimensões, têm seus conflitos e dúvidas.
Alesha, episódio que leva o nome da assistente da promotoria, adapta o episódio Helpless (3×06) de Law & Order, colocando a personagem na berlinda, quando, para poder colocar um estuprador na cadeia, ela se coloca em posição de perigo e acaba sendo violentada.
Outra coisa que se tornou característica da temporada: Londres e seus habitantes anônimos funcionam como personagens adicionais ao elenco, sendo mostrados de maneira mais “sentimental”, ou você não se emocionou com a cena em que Londres é mostrada ao fundo enquanto a chama de uma vela tremula em primeiro plano?
Law & Order UK também parece ter menos medo de usar artimanhas para fazer justiça, nos deixando feliz quando os detetives prendem o médico em meio a uma coletiva de imprensa, mesmo sem ter motivos para isso. Melhor: a justiça, no final, triunfa.