Law & Order: Human Flesh Search Engine (20×06)

Essa semana discutíamos no grupo da Sociedade dos Blogs de Seriados sobre os seriados da década (vem coisa boa por lá, já aviso) e eu falo que Law And Order é um deles. Sim, alguns podem pensar que sou louca, afinal Law And Order se arrasta por longos 20 anos e não deveria ser colocado em um lista como essa.

Pois bem, para mim este seriado pode ser dividido em mais de um. Tivemos os primeiros 07, 08 anos, muito bons. Tivemos um período de roteiros-para-constar, em que um ou outro episódio chamava nossa atenção, mas na média, bem, eles eram de média qualidade.

Aí veio McCoy assumindo o posto de procurador e a entrada de Linus Roache como Michael Cutter e temos um novo seriado, uma revisitação dos melhores anos. Novos ares. Um elenco mais que afinado. E, parece que ao verem a “equipe” de atores que tinham em mãos, os roteiristas se sentiram novamente estimulados a fazerem grandes histórias.

A 19ª temporada e essa 20ª mostram isso de forma clara: as histórias saem do lugar comum e, mais que isso, finais fáceis não são a escolha provável. Por vezes somos confrontados com bandidos livres e que queríamos ver presos, em outras temos condenações que queríamos que escapassem – e sempre encontramos um dos personagens pensando como a gente.

Este sexto episódio da temporada atual traz à tona uma interessante discussão: qual o efeito que comunidades da internet podem ter sobre a vida e morte de outras pessoas. Será que o anonimato faz com que mais loucos encontrem caminho para exercer sua loucura? Será que o direito de revolta com comportamentos inadequados está acima do direito à privacidade?

Se existe uma verdade é que sim, nossa vida está ali na internet para quem quiser pesquisar. Isso tem seu lado assustador, o seu lado ruim e o seu lado bom – algum de nós irá reclamar de poder pesquisar tão fácil sobre qualquer assunto que quisermos?

A primeira decisão fácil: não, o direito a livre expressão não está acima do valor da vida de uma pessoa. É fácil mesmo isso? E qual seria o limite? E quando existe realmente o risco para alguém?

E quem tem o direito de decidir que verdade trazer à tona ou não? Vamos pensar no caso do Bernard: alguém tem direito de trazer à tona a verdade sobre seu filho sendo que ele e a ex-namorada resolveram conduzir o assunto de outra maneira, decidindo que ele não exerceria seu papel de pai?

Gente, sobra assunto para eu escrever aqui por dias e não é isso que eu pretendo. O que pretendo é elogiar a coragem de trazer o assunto à tona e não nos dar soluções fáceis: você acha que o dono do site foi condenado ou não? E ele devia?

O destaque no elenco, dessa vez, para o Lupo de Jeremy Sisto – e a cada episódio eu vibro com um diferente personagem – e sua idéia de usar a própria força da internet para descobrir o que era necessário.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. Gostei da análise. Aliás, tenho gostado das análises tanto quanto tenho gostado da série. Eu só via L&O esporadicamente, geralmente a reprise da reprise da reprise. Mas quando comecei a pegar uns episódios da temporada passada (e talvez anterior?) já com esse novo elenco, a série me fisgou. E acho muito interessante a abordagem de temáticas tão atuais, que realmente nos fazem refletir mesmo depois do fim do episódio…

    Responder

    1. Oi Alice,

      É justamente por isso que eu acho que o seriado merece uma menção no ano 2000, parece que o seriado mudou muito depois da troca e elenco.

      Responder

  2. eu acompanho Law & order a pouco tempo, mas concordo com muita coisa q vc disse, ainda sinto falta do Briscoe, mas como ninguem é imortal, infelizmente ele ja se foi, mas o jeremy sisto assumiu muito bem o personagem, assim como o anthony anderson q eu nunca tinha visto em um papel sério e me susrpreendeu…

    o ruim foi q eu perdi esse episódio!!!!!

    Responder

Deixe uma resposta