O segundo lar de seu filho é a escola

Voltando cinco anos atrás me vejo buscando um berçário para deixar a Carol enquanto retornava ao mercado de trabalho depois de um ano de licença. As opções eram vastas: desde berçários simples, até esquemas em que eu poderia ver minha filha ao longo do dia em um site de internet.

E aí você se vê tendo de considerar milhares de variáveis, avaliar custo, distância, facilidades, qualidade, sentir-se a vontade, encontrar em quem confiar aquele que é seu bem mais precioso.

Apesar de tudo a ser considerado, o que conta mesmo é o instinto de mãe e o seu coração. Optamos por uma escola que tinha berçário e na qual a Carol poderia seguir até o ensino médio. Apesar do tamanho, a separação física entre as crianças nas diferentes fases do crescimento nos deu a segurança necessária.

Optamos pelo local aonde fomos mais bem recebidos e, mais importante que tudo, aonde recebemos mais sorrisos, fossem das crianças, fossem dos funcionários.

E coração de mãe dificilmente erra. Como podem ver nos diversos sorrisos flagrados no dia a dia da Carol na escola. É lá que ela passa seu dia todo e o importante para mim, como mãe, é que ela se sinta feliz a ponto de correr para dentro da escola todos os dias quando eu a levo.

A escola é o segundo lar de seu filho. A escola deve compartilhar com os pais seus valores, sua forma de conduzir o ensino. Pais e educadores precisam, desde sempre, ter bem acordados entre si o papel de cada um, sempre existindo espaço para pedir uma ajuda.

Quantas vezes eu, como mãe, procurei as pedagogas da escola da Carol para pedir ajuda quanto a algum comportamento dela que nos preocupava? Várias vezes. E sempre encontrei abrigo, carinho e atenção, mesmo quando o máximo que fizeram foi dar ouvidos a uma mãe confusa quanto ao caminho a seguir, a melhor escolha.

Do outro lado, ao escolher a escola dela eu depositei minha inteira confiança, então não pôde ser uma escolha cega. Ao escolher quem passaria o dia com ela, lhe ensinaria o be-a-bá, a natação e a capoeira eu precisei me sentir a vontade.

Precisei conhecer e entender como ela seria ensinada, o que seria priorizado e quais os degraus que teria de subir. Em 2008, quando a turma da Carol seguiu para o pré, vi muitos pais tirando seus filhos da escola porque eles não estavam sendo alfabetizados, quando a proposta da escola, sempre divulgada a quem perguntasse, sempre foi a alfabetização apenas na primeira série, utilizando os anos anteriores para desenvolver outras habilidades das crianças, facilitando o posterior aprendizado das letras.

Não estou dizendo que existe certo ou errado, mas sim que, como pai e mãe, é preciso tomar as rédeas da educação de seu filho e perguntar tudo e, depois de tomada a decisão, abraçar o trabalho diário que se seguirá.

Escola é mais que uma sala de aula, é um conjunto de pessoas, ambientes e atitudes que ajudarão a moldar o futuro de seu filho.

A tarefa do pai não termina quando a criança entra pela porta da escola. No final do dia é necessário saber o que se passou, é preciso olhar cadernos, é preciso se envolver nos trabalhos. Isso faz com que você possa avaliar se o ensino que você esperava está acontecendo e mostra a seu filho o quanto todo esse mundo que ele tem separado de você é importante na vida da família.

Agora é tempo de férias – mesmo que seu filho, assim como a minha, esteja enfiado no clube de férias da escola. É tempo de comprar material escolar novo, de encapar novos livros e cadernos. Cheiro de caderno novo, canetinha e lápis de cor. Uniforme novo na gaveta, tênis novos para aqueles pés que não param de crescer para fazer frente a altura absurda que essas crianças adquirem de um dia para outro.

Agora é tempo de você refletir se está satisfeito com o ensino que seu filho recebe e, mais importante, é tempo de analisar bem se você está satisfeito com seu papel no ensino de seu filho.

De tudo que deixarmos de herança, o aprendizado de nossos filhos é o mais importante.

***********************************************************

A educação, para mim, é assunto sério. E tem de ser. Se você também pensa assim, se una ao grupo que está lutando por melhor a educação de nosso país, de nossas crianças: o Eu, Você, Todos Pela Educação.

Conheça o trabalho desse grupo acessando aqui e faça também sua parte. Mostre que você também sabe que, para um mundo melhor é preciso que a educação venha em primeiro lugar.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. É sempre bom ver as crianças entusiasmadas para o primeiro dia de aula, para inaugurar o caderno novo e para ir à escola. A educação das crianças, evidentemente, não se limita ao ambiente escolar: o ralacionamento com os pais e com outros amigos, além das lições aprendidas no dia a dia dentro de casa acabam ensinando – e muito- sobre a vida às crianças.
    Abraço!

    Responder

  2. Olá Simone!
    Nossa, muito legal o seu post!
    Adorei!

    Abraço

    Victor

    Responder

  3. Gostaria de saber não sobre a escola de vida ,mas sim para que é importante e como funciona uma escola de crianças.

    Responder

Deixe uma resposta