Beleza também é questão relativa? #loveyourbodyday

álbum

O que é beleza para você? Todo mundo conhece o conceito de Albert Eistein sobre tudo ser relativo – sempre é preciso considerar o ponto de referência antes de calcular algo.

Na vida também é assim: o que é beleza para você? A resposta depende. Depende do que você aprendeu, depende dos valores que você tem, depende do quanto de seu sucesso você atribui ao seu aspecto exterior. Depende de sua base de comparação. Então, vamos combinar aqui, se achar bela quando o padrão repetido em revistas e programas de televisão é um só: mulheres extremamente magras, nas raias do absurdo mesmo, com seus cabelos lisos e intocáveis, com suas pernas longuíssimas e sem curvas.

Não bastasse a realidade delas já ser o bastante difícil de ser atingida, vamos complicar um pouco mais e passar suas fotos por programas de edição que as deixem mais magras ainda, sua pele num tom unificado.

Podem dizer que estou advogando em causa própria, afinal, eu jamais me encaixei neste padrão de beleza que foi estabalecido: sempre fui baixinha – meu pai diz que eu tenho horário, para ter altura eu precisaria ter mais de 1,60 – com cabelose olhos castanhos, cabelos cacheados e rebeldes e, crime maior, eternamente acima do peso.

Mas, seja por meus valores serem outros, seja por estar rodeada de pessoas muito especiais, até ofinal de minha adolescência eu não tinha problema algum com isso. Usava roupas justas e me sentia sedutora. Com o fim da adolescência fui obrigada a ouvir mais vezes que eu era gorda, fui obrigada a ouvir mais vezes que eu precisava mudar.

O problema está aí: não me falavam que eu precisava mudar para ser mais saudável, mas sim para me adequar ao que achavam certo. Até por uns tempos de chapinha eu passei – mas desse mal me curei rápido, acho que por não dispor de paciência suficiente para as horas necessárias para obter o resultado prometido.

O que me fez rever meus conceitos? Não sei dizer ao certo. Com o tempo eu fui me encontrando em mim mesma, fui me descobrindo bonita como sou. Me encontrei.

Mas, olhando hoje, acho muito mais difícil que uma garota fora dos padrões estabelecidos se encontre. São tão poucos os exemplos de mulheres bonitas e naturais que elas podem ver. Sou mãe de uma menina e, digo sem vergonha, morro de medo de que ela um dia não se ame, não se sinta bonita.

Carol come bem, e muito. Já ouvi de mais de uma pessoa de que devo me preocupar com isso, afinal, ela pode ficar gorda. Opa, espera aí: desde quando ser magra é mais importante que todo o resto? É mais importante que suas conquistas, seus sonhos e suas descobertas. E ela só tem 06 anos. Vejo entre suas amigas algumas que já se preocupam sim com isso, talvez influenciadas por mães que também se preocupam demais.

Desculpem, mas não posso achar normal uma menina de 06 anos recusar um chocolate porque engorda.

Se posso dar um conselho às mães – pelas filhas eu só posso torcer de que consigam vencer o desafio de descobrirem a si mesmas antes de decidirem que não gostam de como são – eu diria: descubra-se; valorize o que mais gosta em si mesma, seja o sorriso, sejam as pernas, seu cabelo ou seus olhos; se vista para si, faça seu estilo, descubra quais roupas valorizem o seu tipo, não se preocupe se a moda dita que todo mundo deve usar calça de cintura alta porque, se você for como eu e tiver pouca altura, muito quadril e muito seio, o máximo que conseguirá é parecer um dos anões da Branca de Neve usando roupas da moda.

Use maquiagem, ela é uma grande aliada e é mais um sinal de que você se cuida e se gosta. Sim, eu sou contra o padrão de beleza ditado pela indústria, mas sou totalmente a favor da beleza. De todas as belezas. Fico encantadas com a beleza de minhas amigas. Na Noite Rosa eu ficou apaixonada pelo jeito e personalidade de @achalorastra e @cintiacosta.

Beleza muitas vezes vem de dentro, vem do que sentimos pelo mundo e por nós mesmas. Beleza vem de felicidade – e por isso escolhi uma foto do meu casamento para este post. Belezaé multi-conceitual e totalmente aberta a novas influências.

Dá uma olhadinha no post feito pela @samegui para você ver só. também passe por aqui e leia mais sobre esse dia de amar o seu corpo. Aproveite a desculpa e crie seu próprio dia de amar o seu corpo: tire um dia, ou uma hora, ou alguns minutos, só para você, para se admirar, para se cuidar, para se descobrir.

Para quem não conhece eu sugiro a leitura dos livros de Trinny Woodall e Susannah Constantine. Elas ensinam como ninguém como você pode valorizar o seu tipo, sem perder sua personalidade e mostram porque sua roupa diz muito sobre você.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

3 Comentários


  1. Simone, texto maravilhoso! Estava falando sobre este assunto ontem com o meu marido… Beleza, de fato, é relativa – portanto não dá mesmo para fazer um tratado sobre as “limitações e/ou determinações físicas” dela! Bonito é se cuidar, é se sentir feliz, bonita e amada. Se esta ou aquela beleza está na moda ou não é de menor relevância. Um beijo,

    Responder

    1. Olá Luciana,

      Obrigada pelos elogios, este foi um daqueles posts muito sinceros, de coração.

      Responder

Deixe uma resposta