Criminal Minds: Normal (04×11)

Criminal Minds s04e11 Normal

Para alguém que escreve sua opinião sobre seriados de TV é terrível sentir que se está sendo repetitivo, mas eu absolutamente não tenho muito mais para dizer do que: mais um episódio excelente em uma temporada sensacional!

Normal. O nome já dizia tudo sobre o episódio e dizia muito sobre um dos maiores medos de qualquer um de nós: o que acontece que faz com que uma pessoa “normal” deixe de sê-lo? Qual o gatilho que aciona esse algo selvagem e primitivo que existe dentro de nós? Mais que isso: como podemos perceber que uma pessoa aparentemente “normal” não o é?

Até o nome do assassino demonstra ter sido escolhido com cuidado: Norman. Um homem comum, ordinário até. Sem nada que o destacasse da multidão, praticamente imperceptível até mesmo para sua esposa e suas filhas. Um instante, segunda apenas, e a morte de sua pequena filha muda tudo, muda quem ele é e muda a forma como ele enxerga o mundo, ou como o mundo o trata.

Isso é bem demonstrado pelo testemunho da primeira vítima, que respondeu rispidamente, sem dar chance para que ele falasse algo, porque ele “era normal de mais”. Na verdade não era a questão de ele ser normal, mas ele parecer o tipo de pessoa em que ela poderia pisar sem efeitos colaterais.

A montagem do perfil do criminoso, neste caso, em função das vítimas que atingia, foi uma parte importante do episódio, que privilegiou o trabalho da equipe como um todo. A tensão ia aumentando à medida que entendíamos o desespero interno de Norman, uma verdadeira bomba relógio.

Outra coisa a ser destacada é a edição da perseguição de carro enquanto parte da equipe descobria a família morta em casa – eu fui muito enganada, jurava que elas estavam com ele no carro – fechando com Jordan concluindo que não talvez não consiga realizar este trabalho. Por mais que eu não goste da personagem, foi sincera a minha empatia por ela naquele momento, eu não consigo imaginar o que é descobrir duas meninas mortas.

Para finalizar sorrisos na BAU com a visita de JJ e seu pequeno menino, com direito a Morgan mostrando um lado às vezes escondido de sua personalidade.

Criminal Minds s04e11 Normal Morgan JJ

Me digam: alguém consegue achar algo do que reclamarmos?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Tudo o que você disse reflete o mesmo que eu penso dessa série e, no caso, do episódio Normal.
    Foi um dos que mais me inpressionaram. Também acho interessante o modo como estão introduzindo a personagem Jordan na série; a princípio com o clima de rejeição parecido com o dos fãs de JJ e agora já a vislumbramos com uma ponta de simpatia. Talvez mais para a frente eu a aceite de todo, por enquanto não gosto. MAs a JJ… ah! adoro! A atriz consegue dar o toque perfeito à personagem que, se me lembro bem, no comecinho da série era “secundária”.
    CM é minha série preferida porque aborda um assunto forte, complexo, que nos impele à reflexão, com uma equipe preparadíssima e que deixa somente aos expectadores a percepção das fragilidades de cada membro da equipe, o lado humano de heróis geniais!

    Responder

  2. Oi Simone,

    Não da pra reclamar, né.
    Pra mim, foi o melhor episódio.
    Marcante, pq confunde vc não só em relação à família de Norman estar ou não no carro.
    Mas tbm quanto ao juízo que fazemos dele. Um criminoso ou uma vítima? Um maluco ou um sofredor extremo?
    Ainda não sei.

    Bjnho

    Ah! To esperando o livro 😛

    Responder

Deixe uma resposta