Defiance – um filme para ser visto e revisto

Defiance

Sim, desde o nascimento da Carol eu costumo falar com bastante atraso sobre filmes, afinal, agora eles só chegam até mim via DVD ou televisão a cabo. Por causa disos mesmo eu acabo nem falando tanto sobre o assunto, mas existem aqueles filmes que, não importa quanto tempo depois de seu lançamento você os assistam, eles valem um comentário. Uma opinião.

Defiance é desses filmes. Eu o assisti neste sábado e fiquei profundamente tocada pela obra. Fosse pela atuação de um elenco muito afinado – Daniel Craig nunca será James Bond para mim, mas ele dá um show como o conflituoso Tuvia Bieslki – fosse pelas imagens de um lugar ao mesmo tempo fascinante e assustador como a floresta onde mais de mil judeus passaram quase três anos de suas vidas. Mas, em primeiro lugar, é porque o roteiro muito bem escrito – indicado a diversos prêmios – mostra o quanto o ser humano pode ser heróico ou diabólico, em medidas equivalentes.

O roteiro conta a história dos Bielski Partisans, mais ainda, conta a história de três irmãos que não pediram para ser heróis, mas que acabam o sendo ao usarem a força e a capacidade intrínseca do ser humano para salvar vidas. Alguns comparariam o que se vê aqui ao feito de Schindler, também retratato em um filme primoroso, mas aqui se vê mais que isso, porque se vê o heroísmo nascido do desespero.

Os irmãos Bielsky viram sua família ser morta pela polícia local a mando da Alemanha Nazista. A floresta ao redor da cidade de Nowogródek é seu destino, aonda acreditam poder sobreviver por algum tempo e se manter escondidos da fúria dos anti-semitas que ocupam a Polônia.

A escolha dos atores para viverem os papéis dos três irmãos não poderia ter sido mais acertada: enquanto Daniel Craig consegue passar a gravidade que rodeava cada decisão de Tuvia, que se torna líder do grupo de judeus fugitivos, Liev Schreiber transmite a raiva constante de quem viu sua vida ser destruída por um motivo fútil e Jamie Bell é a escolha perfeita para o garoto que se torna homem na floresta, em meio a mortes e terror.

Alexa DavalosVale destacar, ainda, a presença de Alexa Davalos, que os fãs de seriados viram em Angel e Reunion, como a mulher que conheceu Tuvia no acampamento e passaria o resto de sua vida ao lado dele, nos EUA. Outro conhecido dos fãs de seriados é Mark Feuerstein, que atualmente estrela Royal Pains e já foi visto em West Wing e Good Morning Miami. Os dois não fazem feio em meio ao grupo de astros do cinema – Mark na verdade me surpreendeu no papel do doce Isaac.

Sempre que eu leio ou assisto alguma obra que retrata o Holocausto eu fico tocada. No início isso acontecia muito pelo medo que eu ficava do que o ser humano é capaz de destruir, mesmo que sem razão. Hoje, o que realmente olho, é esse heroísmo frágil e incorreto que leva uma pessoa a arriscar sua própria vida – é isso que Tuvia faz ao aceitar crianças, idosos e mulheres no seu grupo, o que poderia impedir que fugissem quando necessário e o que diminuia a porção de cada um da parca comida encontrada.

Defiance é muito feliz em retratar esta história sem pieguice, mas honrando os seus personagens. Além disso, nos brinda com cenas muito bem executadas, como os ataques da brigada aos Alemães ou a fuga da floresta.

Infelizmente o filme não teve o reconhecimento que merecia, sendo apenas indicado ao Oscar de Trilha Sonora Original.

O momento em que a foto abaixo é retratado no filme e representa o quanto esse grupo de pessoas perdidas em sua vida e que encontraram uns nos outros a força necessária para continuar sobrevivendo.

Bielski family and friends

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta