Eu tenho enormes dificuldades em falar de Sustentabilidade. Como já falei aqui uma vez, acho que tem ecochato demais no mundo e não consigo concordar com eles. Mas também não concordo com quem deu uma banana para o planeta e não faz nem um pouquinho para ajudar.
Citando aqui a fala de Carl Sack no episódio Green Christimas de Boston Legal (cujo review você lê aqui):
“É difícil saber o que realmente faz bem ao ambiente nestes dias. Uma hora nos mandam comer salmão de criadouro, para salvar os salmões selvagens. Um outro estudo nos diz que a pior coisa que podemos fazer é comer salmão de criadouros. Existe um novo estudo que diz que a pessoa emite mais gases quando anda do que quando usa seu carro. Isso porque para ter energia para andar mais a pessoa se alimenta mais, o que causa os tais gases. Ridículo? Pode ser. Todos falam sobre o tal etanol. Bem, acontece que, para abastecer um SUV com etanol puro gastamos 150 libras de milho, a mesma quantia que servia para alimentar uma pessoa durante um ano inteiro. Apenas um tanque cheio. Nós ouvimos sobre o fato de que os carros híbridos podem não ser tão bons como imaginamos. Eu digo, a informação algumas vezes pode ser muito contraditória e confusa. E. como consequência, você se sente sobrecarregado e com uma sensação de futilidade. Especialmente quando as pessoas correm e dizem ‘o fim está próximo’. Uma coisa que realmente iria ajudar é de os “Chiken Littles” parassem de gritar “Doom!” e se acalmassem. E então se promovesse um pouco de bom senso. Nós não vamos parar de andar de carro ou desistir carne. Ou do natal. Agora, nós podemos parar de comer salmão de criadouro. Nós podemos reciclar. Podemos usar menos o carro. Podemos usar lâmpadas fluorescentes. Pequenas coisas. Talvez se transmitissimos a mensagem de que pequenas coisas fazem diferença, nós todos começaríamos a fazê-las. Mas processar as pessoas por não fazer o bastante? Isto é meio bobo, não é não?”
A Sam falou sobre não comprar presentes para as crianças, afinal, eles, nos dias de hoje, têm coisas demais e nem as aproveitam. O post não era exatamente sobre ecologia ou sustentabilidade, mas sobre Consumo Consciente. E essa é uma bandeira que eu apóio… Apesar de não ter conseguido extinguir os presentes de Natal.
Já que não consegui tirar os brinquedos de Natal posso, pelo menos, escolher brinquedos melhores, não é? Pois o Blog do Brinquedo tem um monte de sugestões interessantes para este Natal. Olha a minha seleção:
TOTEM: um brinquedo de montar ecológico feito com papel reciclado.
Casa de Bonecas Ecológica: é a foto que ilustra esse post. Feita de madeira renovável, a casa tem energia solar e eólica, barril para captar água de chuva e latas de lixo para reciclável. Adorei e já estou louca para comprar para a Carol, risos.
Não é brinquedo mas é como se fosse: Árvore de Natal de Papelão. O que eu mais gostei não foi nem a idéia de ser papelão reciclado, o que eu gostei foi da idéia das crianças poderem decorar a árvore usando canetinhas, tinta e cola. No caso da Carol, provavelmente ficaria tudo rosa e brilhante.
Kit Para Construir Robô De Lata: um kit que permite a você e seu filho transformar uma latinha vazia em um robô super simpático. Além de aproveitar e reciclar você já pensou em que momentos deliciosos você vai dividir com ele construindo o robô? E o robô ainda anda!
Sei que vários brinquedos não estão disponíveis no Brasil, mas você encontra opções tão boa quantas, principalmente em lojas de brinquedos educativos, como a Pindorama, ou em livrarias como a Cultura.