Bones: The Priest In The Churchyard (Exibido em 16/07)

Se Booth e Brennan já investigaram corpos achados em lugares estranhos antes, dessa vez eles encontram ossos no lugar onde deveriam: o cemitério. O problema é que, no cemitério da igreja St. Agatha nenhum corpo deveria ter sido enterrado nos últimos cinquenta anos, e os ossos encontrados por Brennan foram enterrados há muito menos tempo, apenas cinco anos.

E o que era uma simples ajuda para uma igreja que teve seu cemitério inundado por um cano quebrado e, por causa disso, teve seus túmulos revirados, torna-se a investigação de um crime. Investigação que o padre Donlan, responsável pela paróquia há muitos e muitos anos, não acredita que exista e não acha que precise ser investigado, enquanto o padre Sands, o novo padre da paróquia, acha que sim, é preciso olhar o que aconteceu.

Bones 2×17

Zack identifica que o crânio está lesionado ainda no local e o esqueleto completo é levado para o laboratório. Ninguém precisa ser adivinho para saber que essa investigação vai resultar em muita briga entre a céptica Brennan e o católico Booth.

Hodgins e Cam voltam do cemitério contando que o cano que inundou o local, na realidade, foi quebrado com uma pá, como se alguém tentasse enterrar ou desenterrar alguma coisa. A análise do solo permite identificar que o corpo foi enterrado há três anos atrás, mas seu DNA não consta de nenhuma base, como única alternativa para o reconhecimento da vítima resta o desenho elaborado por Ângela com base no esqueleto.

Brennan e Booth seguem com o  desenho em mãos para a igreja. O padre Donlan não reconhece a foto, nem Lorraine Bergen, a responsável pela administração da paróquia, que foi uma órfã adotada pela igreja. O padre Sands sugere que os dois participem da missa, quem sabe alguém da paróquia reconhece o desenho.

Depois de muito brigarem, indo para a igreja, voltando da igreja, no laboratório, na igreja, Booth resolve que ele e Brennan devem ter uma “sessão” juntos com o Doutor Gordon Wyatt, pois acredita que existem outros problemas além de religião entre eles, o maior problema é que Brennan também não acredita em psicólogos.

Booth também acha melhor que Ângela o acompanhe a missa no lugar de Brennan, ele só não contava com a matraca de nossa amiga (parece eu gente), que não consegue ficar quieta. Um dos garotos presentes, um ex-coroinha, James, pede a Ângela que coloque uma barba e engorde um pouco o homem no desenho. Com isso ele reconhece o padre MacCourt, responsável pela paróquia até três anos atrás, quando desapareceu sem avisar ninguém.

No laboratório, Zack encontra, além das feridas que causaram a morte, dedos das mãos e pulsos quebrados, traços de ouro encontrados por Hodgins nestas faturas sugerem que jóias foram tiradas do corpo, ou a arma que o matou era de ouro e as fraturas significam que ele tentou se defender. Talvez um ladrão de sepulturas tenha sido descoberto pelo padre, que deve tê-lo matado

Booth pergunta ao padre Sands sobre quem pode acessar o cemitério e ele explica que lá é domínio do padre Donlan, ele também, mais uma vez, reclama de uma dor de estômago que não lhe larga. Brennan explica que a terra do cemitério poderia estar contaminada e que ele precisa se vacinar, assim como todo mundo no laboratório fez.

Hodgins e Angela buscam, em sites de venda on line, por jóias antigas que possam ter sido roubados dos corpos do cemitário. Cam e Zack descobrem que os ossos encontrados tinham quantidade de toxinas que indicava que o padre foi envenenado por anos seguidos, provavelmente com algum remédio.

A investigação do roubo de jóias leva até Enzo, um  membro da paróquia já pego por esse motivo. Ele conta que ninca teve problemas com o padre McCourt, mas que haviam boatos de que ele abusava de meninos. Ele manda que Booth converse sobre o assunto com James Levay.

Brennan acredita na hipótese logo de primeira, o que deixa Booth ainda bastante chateado. Eles conversam com James, que nega que um dia ele tenha siso tocado peloo padre e que ele foi o único a ficar do seu lado quando seu pai abandonou sua família. Ele conta que o povo fofocava, mas a única pessoa que não gostava do padre McCourt e teve uma grande briga com ele foi o padre Donlan. Bom, ele sempre foi meu suspeito número um mesmo.

A conversa com o padre Donlan é difícil, ainda mais com Brennan a todo momento dizendo porque religião é errada e coisa e tal. O padre admite cobrar bastante dos novos padres, ele diz que por isso muitos deixam a paróquia cedo.

Booth e Brennan voltam a igreja para pedir à Lorraine fotos das pessoas enterradas no cemitério e, quem sabe assim, identificar a arma do crime ou encontra-las entre o material separado por Hodgins e Ângela. O grande cálice sobre o altar acaba chamando a atenção de Brennan que o pega sem cerimônia, para loucura completa de Booth. Ela o leva ao laboratório para análise.

Lá, eles confirmam que o cálice foi a arma usada para matar o padre. Booth, em contato com a igreja, descobre que Sands e McCourt estudaram junto no seminário. O fato de Sands ter omitido isso já serve de motivo para Booth e Brennan irem interrogá-lo.

Sands está treinando o time de luta romana da paróquia, o que leva Brennan a especular sobre os interesses dp padre, de novo Booth fica irritado. Sands diz que não chegou a conhecer McCourt bo seminário. Ele não consegue convencer os dois, mais o que chama a atenção de Brennan é o fato dele não ter melhorado, mesmpo tendo sido medicado no instituto.

Booth e Brennan discutem sua falta de palpites para o caso, no restaurante, enquando jantam. O doutor Wyatt chega ao local e senta com eles, ele coloca as cartas na mesa dizendo que a real preocupação de Brennan e Booth é que algum interesse amoroso, além de seu trabalho, que levaram Brennan a não ir com Sully. O nosso doutor (que já se tornou um de meus personagens preferidos e espero que não vá embora tão cedo) fala que, na realidade, é só isso que está atrapalhando a parceria deles, na verdade. De quebra o doutor conquista a difícil Brennan e os ajuda a ligar o fato de Sands passar mal e o envenenamento do padre morto.

Bones 2×16

Um exame em Sands demonstra que seu sangue tem o mesmo veneno que matou McCourt. O padre Donlan se torna o principal suspeito do crime. Booth pede que Brennan fique quieta durante a conversa, por respeito ao padre, como se isso fosse possível.

O padre confessa não gostar do padre Sands, bem como não gostava do padre McCourt, mas que não o matou. Ao ver o sincero interesse de Booth ele acaba por confessar que sabe quem matou.

No FBI, Lorraine confessa os crimes, mas diz que o padre McCourt molestava crianças e merecia ser castigado. A idéia dela era enfraquecê-lo o bastante para que ele não atacasse os garotos, mas ele acabou confrontando ela e ela teve que fazer algo. Ela desconfiava do padre Sands e por isso estava fazendo o mesmo.

Brennan e Booth voltam a ter a velha parceria, mas agora dr.Wyatt está sentado no restaurante e é abordado por Brennan e Ângela. Ângela quer saber por que não consegue aceitar o convite de Hodgins para que os dois morem juntos. Quando ele lhe dá um conselho bastante interessante (primeiro ele deve também dividir o espaço do armário na casa dela), ela resolve arrancar dele o que ele realmente pensa sobre a relação de Brennan e Booth… Pena que o episódio acaba quando ele começa a falar.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta