Sessões ao ar livre da 42ª Mostra no vão-livre do Masp exibem clássicos

O Vão Livre do Masp volta a abrigar parte da programação da Mostra Internacional de Cinema. Filmes que não serão exibidos em nenhum outro lugar integram as sessões deste espaço, que são sempre gratuitas.

As projeções ocorrem diariamente de 23 a 27 de outubro, sempre às 19h30. Serão exibidas cópias 35 mm do acervo da Cinemateca Brasileira de filmes nacionais. As exceções são As Canções (2011), de Eduardo Coutinho, e o longa norte-americano Invictus (2009), de Clint Eastwood, que faz parte da programação especial em homenagem ao centenário de Nelson Mandela e encerra a programação ao ar livre no sábado, dia 27.

Abre a programação, na terça (23/10), o documentário As Canções, de Eduardo Coutinho, em que homens e mulheres contam e cantam as músicas que marcaram suas vidas. No dia seguinte será exibido Matar ou Correr, filme de 1954, de Carlos Manga. O filme é ambientado em uma cidadezinha do Velho Oeste, que é aterrorizada pelos desmandos do bandido Jesse Gordon. Certo dia, de passagem pelo lugar, os forasteiros Kid Bolha e Cisco Kada deparam-se com o vilão e acidentalmente o nocauteiam. Em gratidão a esse gesto heroico, os moradores de City Down nomeiam Kid Bolha seu novo xerife. No entanto, tempos depois, Jesse Gordon escapa da prisão. Sedento por vingança, o bandoleiro ameaça atemorizar a cidade e acabar com o xerife Kid Bolha.

Na quinta é Uma Vida em Segredode Suzana Amaral, que ganha projeção. O filme conta a história de Biela, uma jovem que vive em uma fazenda. Quando seu pai morre, a garota fica sozinha e passa a morar com os primos na cidade que, embora seja pequena e interiorana, é uma realidade muito diversa da que Biela conhece. Seus tios fazem de tudo para integrar a sobrinha à família e à sociedade, mas ela não consegue. A jovem prefere ficar na cozinha com os empregados a sentar-se à mesa com os primos. Num processo bastante intimista e reflexivo, Biela mergulha cada vez mais no próprio universo.

A versão para o cinema do musical de Chico Buarque, Ópera do Malandro, dirigido por Ruy Guerra, será exibido na sexta (26/10). No boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, nos anos 40, um vigarista elegante e popular explora uma cantora de cabaré e ganha a vida através de pequenos golpes. Mas então ele conhece Ludmila, a filha do dono do cabaré, que quer ficar rica com contrabando durante a guerra.

A sessão derradeira, no sábado (27/10), fica por conta de Invictus. O filme é ambientado na África do Sul quando Nelson Mandela, presidente do país, chama François Pienaar, capitão da seleção nacional de rugby, para uma conversa. Recém-eleito, Mandela sabe que, mesmo após o fim do apartheid, sua nação segue racial e economicamente partida. Sua ideia é unir toda população por meio do esporte.

PROGRAMAÇÃO

23/10 – TERÇA

19h30: As Canções, de Eduardo Coutinho (90′). BRASIL. Falado em português. Livre.

24/10 – QUARTA

19h30: Matar ou Correr, de Carlos Manga (87′). BRASIL. Falado em português. Livre.

25/10/18 – QUINTA

19h30: Uma Vida em Segredo, de Suzana Amaral (95′). BRASIL. Falado em português. Livre.

26/10 – SEXTA

19h30: Ópera do Malandro, de Ruy Guerra (105′). BRASIL. Falado em português. Livre.

27/10 – SÁBADO

19h30: Invictus, de Clint Eastwood (134′). EUA. Falado em inglês. Legendas em português. Livre.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta