Cinema: Ponto Cego

Carlos Lopez Estrada é o homem por trás das câmeras em Ponto Cego, filme escrito e estrelado por dois amigos de longa data, Daveed Diggs e Rafael Casal.

Diggs é Collin, um negro nascido em Oakland, vivendo as últimas 72 horas de liberdade condicional antes de realmente ganhar uma chance de recomeçar sua vida quando presencia o assassinato de um negro por um policial. Como ele não deveria estar na rua naquele horário, ele resolve esquecer o ocorrido, o que se torna impossível quando a notícia aparece em todos os noticiários e começa a assombrá-lo em seus sonhos.

Em conflito, ele recorre a uma ex-namorada, psicóloga, que lhe fala sobre o ponto cego, aquele que alimenta nossa falta de autoconhecimento, quando olhamos tanto para fora e esquecemos de olhar para nossas emoções e comportamentos.

É a partir deste momento que ele começa a rever sua vira e, principalmente, seu relacionamento com seu melhor amigo, o problemático Miles, um homem branco, malandro, violento e totalmente inconsequente. A relação dos dois acaba por ditar o ritmo do filme – que conta com muitos diálogos sendo feitos em hip-hop e intercala conversas divertidas com outras bem pesadas.

Uma amizade que é testada à medida que lidam com suas identidades e diferença de realidades no bairro em que cresceram.

Um filme com um ritmo único, eletrizante e tenso, e que aborda questões que precisam ser discutidas e repensadas inúmeras vezes, que nos faz levar muitos destes questionamentos para nossa vida pessoal.

Minha única crítica com relação ao desenvolvimento do roteiro é que apenas tardiamente ele nos revela o motivo da prisão de Collin em primeiro lugar, de forma que pouco podemos refletir sobre como isso o afetou até ali.

Ponto Cego é uma produção de Summit Entertainment, Codeblack Films, Snoot Entertainment. Dirigido por Carlos López Estrada e com os roteiros Rafael Casal, Daveed Diggs. O filme chegou aos cinemas brasileiros no último dia 04 de outubro com distribuição Paris Filmes.

Escrito por Carla Zatorre

Deixe uma resposta