Festival Varilux: sessões de filmes seguidas de debates em São Paulo

Clique para ver em tamanho maior

Os oito atores e diretores da delegação francesa que estará em São Paulo para o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece de 7 a 20 de junho, participam de debates com o público após  a sessão do filme no dia 6 nos cinemas Caixa Belas Artes, Espaço Itaú de Cinema Augusta e Cinearte Petrobrás. Algumas dessas sessões têm entrada franca com retiradas de senhas uma hora antes na bilheteria do cinema. Para as outras, o valor do ingresso é o cobrado em programação normal.

SERVIÇO: quarta, dia 6 de junho

Caixa Belas Artes

14h -O Amante Duplo – Sessão com debate com o ator Jérémie Renier – Sessão gratuita

16h25m – Carnívoras – Sessão com debate com os diretores Jérémie Renier eYannick Renier e a atriz Zita Hanrot Sessão gratuita

18h5m – Marvin – Sessão com apresentação do ator Finnegan Oldfield

 

Espaço Itaú de Cinema Augusta

14h- Marvin – Sessão com debate com ator Finnegan Oldfield – Sessão gratuita

16h35m – O Poder de Diane – Sessão com debate o diretor Fabien Gorgeart – Sessão gratuita

18h40m – Primavera em Casablanca – Sessão com apresentação do diretor Nabil Ayouch e a atriz Maryam Touzani

Cinearte Petrobras

14h15m – Primavera em Casablanca – Sessão com debate com o diretor Nabil Ayouch e a atriz Maryam Touzani – Sessão gratuita

17h – O Amante Duplo – Sessão com debate com o ator Jérémie Renier – Sessão gratuita

19h30m – Carnívoras – Sessão com apresentação dos diretores Jérémie Renier e Yannick Renier e a atriz Zita Hanrot

O FESTIVAL

De 7 a 20 de junho em 88 cidades brasileiras, apresentando 21 filmes, sendo 20 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa e um clássico: o famoso Z, de Costa-Gavras.  O festival contará com uma delegação de profissionais franceses reconhecidos nos ramos da produção, da distribuição e da TV e organizará pela primeira vez o Encontro Franco-Brasileiro de Cinema em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, discutindo temas como o da atualidade das coproduções franco-brasileiras, do financiamento, da regulamentação e dos mercados do cinema na Europa e no Brasil (distribuição, VOD, vendas internacionais, etc). As outras atividades paralelas contemplam debates com os integrantes da delegação, ações e sessões educativas, além do laboratório franco-brasileiro de roteiros sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do FIPA (Festival Internacional de Programação Audiovisual).

Pioneira em festivais e sucesso na edição passada, o Varilux promove novamente uma Mostra de Realidade Virtual com curadoria do cineasta e especialista francês de VR Fouazi Louahem, que também ministrará uma  Masterclass de Realidade Virtual em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Em parceria com a Unifrance Films, o Festival apresenta pela primeira vez uma seleção de curtas-metragens franceses, alguns premiados, demonstrando dessa forma a diversidade e a criatividade da narrativa audiovisual da França.

O evento, que conquistou o ranking de maior festival francês do mundo e levou 180 mil pessoas aos cinemas apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, segue em expansão. O diretor do festival, Christian Boudier, comemora: “A parceria com o SESC Nacional permite que o Varilux alcance um público que não costuma ter acesso à cinematografia francesa, reforçando nosso trabalho de democratização do Festival e formação de plateia no país”.

A produção é da Bonfilm, e o evento conta com patrocínio principal da Essilor/Varilux, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em: http://variluxcinefrances.com/2018/

Facebook: Festival Varilux de Cinema Francês (/variluxcinefrancês)

Instagram: @variluxcinefrances

Youtube: Festival Varilux de Cinema Francês.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta