Estreia hoje o primeiro episódio de Dove e Steven Universo pela autoestima

Estreia hoje, dia 10 de abril, o primeiro episódio da parceira global de Dove com Steven Universo, do Cartoon Network, para educar jovens sobre confiança corporal por meio de temas como inclusão e empoderamento, usando para isso os personagens que eles já conhecem e amama. O episódio já está disponível pelo link dove.com/cartoons e também será exibido hoje, às 19h, no canal Cartoon Network e pelo YouTube no link youtu.be/m4jqv4AsGeE.

No primeiro episódio o assunto é o bullying relacionado à aparência e são dadas dicas de como não se deixar afetar por isso. O segundo episódio da série será sobre a competição e as comparações de aparência que os jovens costumam fazer entre si, e o terceiro sobre mídia e celebridades, falando sobre as manipulações de fotos e o ideal inalcançável gerado por elas. Todo o conteúdo foi cuidadosamente baseado em evidências científicas da expert em imagem corporal Dra. Phillippa Diedrichs, do Centro de Pesquisa da Aparência da Universidade do Oeste da Inglaterra, a fim de causar um impacto significativo na autoestima e na confiança corporal dos jovens.

Ainda neste ano, serão lançados uma música original com o elenco do programa, um clipe e um e-book educacional, incrementando o compromisso do Projeto Dove pela Autoestima de criar um cenário de mídia para jovens que seja inclusivo, reconhecendo singularidades de cada pessoa e representando a verdadeira diversidade.

O Projeto Dove pela Autoestima tem ajudado jovens a construir autoestima e confiança corporal por meio de programas educacionais desde 2004. O projeto baseia-se no conhecimento de que mais da metade das meninas não têm alta confiança corporal, levando-as a evitar passar tempo com amigos e familiares, a colocar sua saúde em risco e a deixar de participar de eventos importantes da vida. O Projeto Dove pela Autoestima existe em 140 países e está comprometido em atingir 40 milhões de jovens até 2020, por meio de seus programas educacionais; e com a ajuda de Steven Universo, chegará a 20 milhões de jovens a mais.

Utilizando um modelo de intervenção em saúde pública, o Projeto Dove pela Autoestima se expandirá para além de oficinas estruturadas ministradas por adultos, levando conteúdo educacional diretamente aos jovens em uma escala nunca antes vista. E, no caso da parceria do projeto com o Cartoon Network, será o jovem espectador do Steven Universo, impactando positivamente sua autoestima e confiança corporal.

“Desde 2004, por meio do Projeto Dove pela Autoestima, temos proporcionado aos jovens as ferramentas e os recursos necessários para desenvolver a confiança e a autoestima corporal, para que assim possam participar plenamente da vida e atingir seu completo potencial”, diz Sophie Galvani, vice-presidente global da Dove. “Somos apaixonados por evoluir os tipos de mensagens que a próxima geração está recebendo por meio da mídia, e é por isso que estamos trabalhando lado a lado com os parceiros para levar o programa ao próximo nível. Estamos introduzindo novas ferramentas que nos permitem alcançar ainda mais jovens com conteúdo que não apenas eduque, mas também divirta. Ao fazer uma parceria com o Cartoon Network e com Rebecca Sugar, podemos criar novas maneiras de causar um impacto real em nossa missão de ajudar os jovens a construir confiança e autoestima corporais positivas.”

Uma pesquisa mostra que a mídia infantil pode ser uma poderosa fonte de influência sobre a imagem corporal e a inteligência emocional dos jovens espectadores, com conteúdo inclusivo cuidadosamente projetado, que crie atitudes e comportamentos mais positivos em relação a sua própria saúde e aos outros.

“Os ideais de aparência e estereótipos são amplamente difundidos na mídia infantil. Estudos mostram que essa tendência ocorre com mais frequência na tela do que nos livros. Portanto, é vital ter novos conteúdos que encorajem as crianças a terem uma relação positiva com a aparência e apresentar uma variedade de aparências diversificada e abrangente”, afirma Dra. Phillippa Diedrichs, especialista em imagem corporal. “A parceria cria um conteúdo que aborda tópicos identificados na pesquisa científica como principais influências na confiança do corpo dos jovens e o entrega de uma maneira envolvente e divertida”.

Aclamado pela crítica, Steven Universo é a primeira série animada do Cartoon Network criada por uma mulher. Um fenômeno global da cultura pop reconhecido por seus temas gerais de inclusão, empatia e relacionabilidade, o programa é inspirado na amizade e no relacionamento próximo de Rebecca com seu irmão mais novo, Steven.

“Sempre foi importante para nós que nosso conteúdo ressoe com nosso público e os capacite”, diz Christina Miller, presidente do Cartoon Network. “Esta parceria é inédita em sua escala, alcance e ambição em fazer a diferença na vida de crianças ao redor do mundo.”

“Os desenhos animados são um meio poderoso quando se trata de empatia e compreensão, e é por isso que minha equipe e eu tomamos muito cuidado com Steven Universo para que reflita os problemas reais que afetam nosso público”, diz Rebecca. “Estou grata por ter acesso a uma grande quantidade de pesquisas sobre imagem corporal e saúde mental, graças a essa parceria com o Projeto Dove pela Autoestima. Esta é uma questão com a qual eu tenho lutado pessoalmente e espero que esta seja uma chance de amplificar mensagens positivas sobre autoconsciência e aceitação”.

Para mais informações, visite dove.com/cartoons.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta