Cinema: O Que Te Faz Mais Forte

Uma tragédia inesperada, causando vítimas fatais e destruindo sonhos. Assim foram os ataques à maratona de Boston, em 2013. Dos que sobreviveram para contar, a história de Jeff Bauman é das mais tocantes. E agora virou filme.

Baseado no best-seller do The New York Times, O Que Te Faz Mais Forte (Stronger) chega ao cinema em 08 de fevereiro, com distribuição nacional Paris Filmes. A produção autobiográfica retrata a vida do jovem Jeff Bauman (interpretado magnificamente por Jake Gyllenhaal), que foi atingindo durante o atentado à maratona de Boston, em 2013, enquanto aguardava a namorada Erin Hurley (a sempre incrível Tatiana Maslany) na linha de chegada da corrida.

A partir da sua dolorosa trajetória de superação, o longa expõe a fatalidade que vitimou Jeff, e sua nova rotina após perder as duas pernas. Com adaptação de John Pollono, o elenco ainda traz Miranda Richardson (a inesquecível Rita Skeeter da saga Harry Potter), que interpreta a mãe de Jeff.

Com humor delicado e muito sentimento, o filme se mostra extremamente emocionante e cativante. Gyllennhaal e Maslany formam um casal que convence e causa empatia imediata. Nos vemos torcendo por eles, apesar do romance beirando o problemático que os embala.

A transformação física de Gyllenhall para o papel é algo digno de nota, sobretudo por ser algo que se reflete quase que somente pelo rosto dele. Com closes generosos em seu rosto abatido, o ator consegue transparecer em seu semblante toda a dor do personagem. Além disso, é claro, é preciso dar um destaque especial ao fato de Jake interpretar uma pessoa sem as duas pernas. Sob esse aspecto técnico, é incrível a habilidade que produção e ator tiveram para “esconder” as pernas de Gyllenhaal. Você realmente se convence, é absurdo.

Mesmo com seu tema pesado, o filme não cai no melodrama barato. Cenas viscerais da dor de Bauman são entremeadas com momentos engraçados e tiradas espontâneas do personagem, que mesmo em um momento tão triste não deixa de lutar e ser uma inspiração. Muito dessa leveza se deve à própria personalidade carismática de Bauman, que Gyllenhaal conseguiu transmitir com fidelidade, e também à mão do diretor David Gordon Green, que já assinou comédias como Segurando as Pontas (2008), O Babá(ca) (2011) e Especialista em Crise (2015).

Com todos esses ingredientes certeiros, carregado de emoção, humanidade e humor, O Que te Faz Mais Forte entrega uma história inspiradora da vida real, em um filme que facilmente te levará às lagrimas para depois te garantir um grande sorriso no final.

Com distribuição brasileira Paris Filmes, O Que Te Faz Mais Forte chega aos cinemas no dia 08 de fevereiro. A produção é Lionsgate, direção de David Gordon Green, com roteiro assinado por John Pollono. Entre os produtores estão Todd Lieberman, David Hoberman, Jake Gyllenhaal, Scott Silver e Michel Litvak.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta