Cinema Nacional: Fala sério, Mãe!

Que ser mãe é padecer no paraíso todo mundo está cansado de ouvir. Mas… e os filhos? Será que eles também não sofrem sua dose de martírio nessa relação?

Fala SérioMãe!, filme baseado no livro de mesmo nome de Thalita Rebouças, na verdade nos permite olhar os dois lados da história, sejam os percalços de Angela Cristina (Ingrid Guimarães), afinal ser mãe é complicado, sejam os desafios de Malu (Larissa Manoela).

Com bom humor, o filme segue da gravidez de Angela até o momento em que Malu deixa o ninho em seu próprio voo e eu não estarei mentindo ao dizer que “mães de meninas de todas as idades” poderão chorar um pouquinho no cinema.

O roteiro é uma parceria de Ingred e Thalita e eu acho que a contribuição da atriz, mãe de uma menina, foi bem importante para tornar esse filme um programa para todas as idades – o livro é mais voltado para as meninas, mesmo.

Claro que o roteiro brinca com o exagero: Angela é a representante da criação com apego em um nível não muito saudável, mas é daí mesmo que vem a risada mais espontânea e até um tanto de identificação.

Além disso, o filme trabalha de uma forma muito legal o crescimento de Malu, da menina que tem vergonha na festinha de aniversário a que conta para a mãe que perdeu a virgindade. A cumplicidade das duas ganha naturalidade, justamente porque Angela não esconde o quanto é difícil lidar com tantas mudanças radicais.

Além disso, antes de Angela se tornar sufocante demais, já estamos gostando da personagem.

E já que estamos falando de mães no cinema: Paulo Gustavo, de Minha Mãe é Uma Peça, faz uma ponta no filme, arrancando risadas porque, afinal, não precisa ser mãe para perder a noção em frente a alguém famoso.

O filme é curtinho, 78 minutos, e eu até gostaria que ele fosse um pouquinho mais longo para nos mostrar um pouco mais da vida de Angela com sua primogênita fora do ninho.

O filme tem estreia oficial no dia 28 de dezembro, mas poderá ser visto a partir do dia 25 de dezembro em todas as capitais do Brasil, em 516 telas.

A produção tem direção de Pedro Vasconcelos, roteiro de Ingrid Guimarães, Paulo Cursino e Dostoiewski Champagnate e participações especiais de Paulo Gustavo e Fábio Jr. No elenco, estão ainda Marcelo Laham (Armando), João Guilherme Avila (Nando) e Cristina Pereira (Dona Fátima). A produção é da Camisa Listrada, coprodução da Fox International Productions, Telecine, Globo Filmes e Focus Entretenimento, e distribuição da Downtown Filmes/Paris Filmes.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta