Cinema: Altas Expectativas

Uma comédia romântica leve e divertida sobre um jovem que se apaixona por uma moça muito tímida. Para conquistá-la, ele vai precisar espantar outros pretendentes, a tristeza da moça e até seus próprios medos. Parece o roteiro de tantos outros filmes que vemos por aí, não é? E se eu te disser que o protagonista desse em especial é anão? E que isso, no fim das contas, acaba nem sendo o ponto mais importante da trama?

Altas Expectativas conta a história de Décio, um bem-sucedido treinador de cavalos que é verticalmente desfavorecido. Entre adestrar os animais e controlar o temperamento forte de sua joqueta e melhor amiga Lia, ele não tem tempo para muita coisa. Sua vida tem uma reviravolta quando ele conhece Lena, uma jovem melancólica que herdou um café no Jockey Clube do Brasil.

E é entre provas de hipismo e cafés que a trama se desenrola, enquanto vamos acompanhando as agruras de Décio entre criar coragem de se declarar e sua descoberta de um improvável dom para a comédia. Representante do Brasil na 41ª edição Festival de Montreal, o filme fala de representatividade e inclusão de maneira sutil, sem apelar para vitimismos ou caricaturas. A questão do nanismo é retratada na história, mas não é o seu assunto principal. Dessa maneira, temos uma comédia romântica dessas que vemos muito lá fora e que é raro de se ver no Brasil: um humor inteligente, sem apelação, com um casal fofo pelo qual nos vemos torcendo já desde a primeira cena.

O filme se destaca também por seu elenco. Este é o primeiro trabalho de porte de Camila Márdila após o sucesso de Que Horas Ela Volta?, que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Sundance, dividido com Regina Casé. Interpretando Lena, a mocinha da história, Camila é a paixão de Décio, personagem de Gigante Leo. Estreante no cinema, Gigante Leo começou no humor, tendo na bagagem um Prêmio Multishow de Humor e participações no Porta dos Fundos. Em Alta Expectativas, ele entrega uma interpretação dedicada, conseguindo por muitos momentos nos fazer simpatizar com o personagem por seus questionamentos enquanto ser humano e não apenas por suas limitações. O longa conta ainda com Milhem Cortaz, Pedro Sol, Agildo Ribeiro e Carla Fabiana. A Lia de Maria Eduarda de Carvalho também é um show à parte, arrancando gargalhadas a cada aparição em cena.

Livremente inspirado na história de vida de Gigante Leo, ele mesmo hoje casado com uma moça de 1,60 que conheceu em seus shows de stand-up, Altas Expectativas encanta pela história que conta e pela maneira doce de contá-la, humanizando tipos que costumeiramente são vistos com tanto preconceito.

Com direção e roteiro de Pedro Antonio e Álvaro Campos, ideia original de Gigante Leo e produção executiva de Álvaro Campos, Altas Expectativas tem distribuição internacional e exportação Vitrine Filmes e produção 2Moleques em uma co-produção Globo Filmes e Telecine Productions. A distribuição brasileira fica por conta da Galeria Distribuidora. O filme estreia nos cinemas no dia 07 de dezembro.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta