JAPAN HOUSE em São Paulo realiza palestra gratuita sobre saquê com um dos maiores especialistas na bebida no Brasil

Amanhã, 31 de outubro, às 19h30, a JAPAN HOUSE São Paulo promove palestra sobre saquê com o sommelier Celso Ishiy. Na ocasião, o especialista falará sobre a história e as lendas que envolvem a bebida, uma das mais belas expressões da cultura japonesa. O evento possui vagas limitadas e os interessados devem retirar as senhas uma hora antes do início da palestra.

Com origem na Ásia, o saquê é uma bebida milenar e cheia de mistérios. Há cerca de 2000 anos, um camponês teria deixado um tonel de arroz destampado, o que estragou o alimento. Para evitar o desperdício e como punição pelo ocorrido, o fazendeiro informou ao seu funcionário de que aquele arroz seria o seu pagamento do mês.

Sem alternativa, o camponês levou o mingau para casa e, depois de algumas colheradas, percebeu algo diferente e alcoólico. Com o tempo, os produtores foram aprimorando o processo de fabricação da bebida, atingindo o alto nível de qualidade como conhecemos hoje. O saquê se tornou uma bebida típica do Japão, porque foi o país que sempre acolheu, desenvolveu, estudou e aprimorou as técnicas ao longo dos anos.

Formado no Japão, Celso Ishiy tem especialização no curso Sake Professional Course, ministrado por John Gauntner, reconhecido como o principal especialista estrangeiro de saquê. Sua experiencia foi enriquecida com o trabalho desenvolvido em diversas fábricas japonesas de saquê. No Japão, Ishiy viajou por várias províncias, onde conheceu pequenos fabricantes a convite da Jetro (Japan External Trade Organization), órgão do Governo Japonês, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do comércio entre os países.

Palestra – Celso Ishiy, sommelier de saquê

Local: JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário: 19h30

Entrada gratuita. Retirada de senha na recepção, 1h antes do evento

Classificação: 18 anos

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a sábado: das 10h às 22h.

Domingos e feriados: das 10h às 18h.

Entrada gratuita.

Confira a programação: www.facebook.com/JapanHouseSP.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta