Cinema: “Pescatori di Corpi”, “The Square” e “Mistor” na 41ª Mostra Internacional de Cinema

Acontecendo desde 19 de outubro, a Mostra Internacional de Cinema vai até até 01 de novembro deste ano em São Paulo e segue trazendo bastante diversidade em sua programação. Durante duas semanas, serão exibidos 394 títulos em 35 endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre. Como já lhe é tradicional, a seleção faz um apanhado especial do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas.

A Mostra é um dos maiores e mais importantes eventos de audiovisual do país, trazendo a cada esperada edição grandes nomes do cinema e um amplo calendário de atividades. Patrocinado pela Petrobras desde 2000, se tornou um projeto icônico não só pela excelência da sua realização e pelo alcance da ação, mas também pelo público crítico que ajudou a formar ao longo desses anos.

Neste post, trazemos mais alguns filmes participantes do festival que tivemos oportunidade de assistir com exclusividade.

“Pescatori di Corpi” – Suíça, 2017

Pescatori di Corpi (Pescadores de Corpos)

Perspectiva Internacional: Foco Suíça | Suíça, 2017, cor, 70 min. Documentário.

Direção e roteiro: Michele Pennetta

Aqui um filme que reúne dois dos principais temas da Mostra deste ano: a questão dos refugiados e o Foco Suíça.  A produção suíça traz um tema pesado em uma narrativa cheia de silêncio e belas paisagens, enquanto se derrama em diálogos e depoimentos doloridos. O destino da tripulação do Alba Angela — um barco de pesca clandestino — atravessa o caminho de Ahmed, um refugiado sírio que vive ilegalmente na embarcação que, antes de se tornar sua casa e prisão, trouxe outros como ele para a Sicília. Pesado, mas necessário.

“The Square” – Suécia, Alemanha, França, Dinamarca, 2017

The Square

Perspectiva Internacional: Palma de Ouro em Cannes e Candidato da Suécia ao Oscar® 2018 | Suécia, Alemanha, França, Dinamarca, 2017, cor, 142 min. Ficção.

Direção e roteiro: Ruben Östlund

Elenco: Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic West, Terry Notary, Christopher Laessø.

Um filme que já chega incensado por conta da candidatura ao Oscar e que em cinco minutos de tela já mostra a que veio. Realmente incrível. Östlund consegue trazer com humor e alguma leveza temas que desafiam o nosso cinismo, como arte, solidariedade e, bom, sexo casual. O filme todo é um recorte de várias situações que vão acontecendo a Christian, respeitado curador de um museu de arte contemporânea que vê seu cotidiano ruir feito dominó quando uma ação errada leva a outros desastres menores e maiores em determinado grau. Elisabeth Moss brilha mesmo com uma participação menor do que merecia e a cena que vem fazendo todos se apaixonarem pelo filme, a do Homem-Macaco no jantar dos milionários, tem qualquer coisa de sublime. Vale demais.

“Mistor” – Alemanha, Israel, França, 2017

Mistor (Abrigo)

Alemanha, Israel, França, 2017, cor, 93 min. Ficção.

Direção e roteiro: Eran Riklis

Elenco: Neta Riskin, Golshifteh Farahani, Lior Ashkenazi, Haluk Bilginer, Yehuda Almagor, Mark Waschke.

Bonito e tocante, conta a história de duas mulheres devem permanecer juntas em um apartamento silencioso em Hamburgo. Mona, uma libanesa, e Naomi, uma agente da Mossad israelense, enviada para proteger a informante que se recupera de uma cirurgia plástica para mudar de identidade. O apartamento é um abrigo secreto, um refúgio. A relação de intimidade criada entre as duas mulheres está exposta à ameaça de terror que envolve o mundo atualmente. O plot twist do final é de aquecer o coração.

A Central da Mostra para compra de ingressos fica no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073) e as vendas vão até 01 de novembro, das 11h às 21h. Também haverá um stand da Mostra para troca de ingressos no Shopping Frei Caneca (3o andar, ao lado das bilheterias do cinema), atendendo de 19/10 a 01/11, das 12h às 21h. Importante lembrar que para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema. A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas pacotes. No site veloxtickets.com o ingresso poderá ser adquirido com antecedência de três dias a um dia da sessão.

Você encontra mais informações sobre programação e lista de filmes no site e na fanpage da Mostra.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta