IMS recebe debate Cidades | Percepção e Comunicação nesta quarta, 04 de Outubro

O Instituto Moreira Salles – IMS, em São Paulo, recebe neste dia 04 de outubro o seminário Cidades | Percepção e Comunicação, que pretende responder às perguntas: qual é a imagem de cidade hoje prevalente no senso comum do brasileiro? Como a imprensa contribui para a construção dessa imagem? Como está sendo feita a comunicação sobre cidades? Ao buscar respostas para esses questionamentos, o seminário discutirá de forma ampla o papel de jornalistas e profissionais de comunicação na percepção do público sobre as cidades e na formação de cidadãos conscientes e participativos.

Participarão de um amplo debate os jornalistas Fernando Serapião (Monolito), Luciano Cury (Canal Arte1), Marcelo Moura (Época), Mariana Barros (Esquinas), João Gabriel de Lima (ex- Diretor da Época e Bravo) e Raul Juste Lores (Folha de S.Paulo), mediados por Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre as cidades.

As cidades são descritas como a melhor invenção da humanidade por especialistas como Edward Glaeser, professor de economia em Harvard. Ainda segundo Glaeser, os agrupamentos urbanos constituem uma das formas mais eficientes de distribuição de riqueza, e não é por acaso que concentram, hoje, a maior parte da população mundial. Ao mesmo tempo, a importância das cidades para o desenvolvimento econômico e social não exclui a existência de problemas. Exatamente por concentrarem grandes populações, as cidades enfrentam dificuldades e são palco de conflitos. No Brasil, elas ainda apresentam questões primárias, herdadas do apressado processo de urbanização do século XX, que convivem com as conquistas do século XXI, como o acesso amplo à tecnologia e às redes de informação.

“Para os profissionais de mídia, o desafio é apreender essa realidade contraditória e compreender, filtrar e hierarquizar a imensa quantidade de dados hoje produzidos; é distinguir fato de interpretação, aprofundando análises. Se a cidade é complexa, cabe à imprensa ajudar a entender as diferentes forças que a compõem. Órgãos e profissionais de comunicação e mídia carregam a responsabilidade não apenas de divulgar informação, mas também de compor uma agenda pública, determinando o que é discutido e o que não é, o que é percebido como problema e o que não é”, afirma Tomas Alvim.

Durante o seminário também serão apresentados os 20 primeiros vídeos da série “Cidade | Cidadão”, produzida pelo Arq.Futuro, que apresenta os principais desafios enfrentados pelas cidades e as soluções propostas pelo urbanismo contemporâneo. A série nasceu da constatação de que o conceito de cidade é ainda pouco compreendido por grande parte do público, para quem a vida urbana é marcada pela desconexão entre indivíduo e espaço coletivo. Pretende-se, assim, lançar uma provocação, incentivando os espectadores a refletir sobre o papel fundamental das cidades na distribuição de riqueza e democratização no acesso a oportunidades, e propondo um debate aprofundado sobre a realidade urbana do país.

Os vídeos, em motion graphics e linguagem acessível e produzidos pela Electromagneti.co, apresentam a principal qualidade das cidades, que as torna polos de atração desde o seu surgimento: as cidades são o local dos encontros, da pluralidade, do convívio da diferença. Nos vídeos, também são explicados conceitos centrais do urbanismo – em especial os mais pertinentes para a compreensão dos problemas e oportunidades das cidades contemporâneas. Entre os temas abordados estão espaço público, planejamento, saneamento, ruas, calçadas, adensamento e espraiamento, patrimônio histórico, vazios urbanos, mercado imobiliário e mobilidade.

“O nosso objetivo é usar diferentes linguagens para alcançar um público amplo, que inclui também crianças e jovens, contribuindo para a formação de uma geração comprometida com a participação nas questões urbanas do século XXI. Tornando acessíveis as reflexões da vanguarda do urbanismo, buscamos mostrar que todos podem entender a origem dos problemas urbanos e discutir os caminhos para sua solução”, avalia Alvim.

Seminário “Cidades | Percepção e Comunicação”

Lançamento série “Cidade | Cidadão”

Local: Auditório do Instituto Moreira Salles

Data: 04/10

Horário: 10h às 13h

Link para inscriçãodocs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4qTWcOYRH8ooy7HefHvgkSn44vw6mhHGx1FCahmAxwnrhgA/viewform

 

Gostou do Texto?

Cadastre seu email e receba novos
textos por email:

Deixe seu Comentário