Tour de France traz o rapper Sadek e Gérard Depardieu em road movie francês

Em meio as estreias grandiosas dos blackbusters de férias, nesta quinta chegou aos cinemas nacionais Tour de France, comédia dramática que fala do choque entre diferentes gerações e culturas em meio a uma viagem pelas lindas passagens francesas. Integrante da programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2017, realizado em junho, o filme percorrerá um ‘Tour do Brasil’ em 12 cidades brasileiras, começando pelo Rio de Janeiro e São Paulo no dia 13 de julho. A data não foi escolhida aleatoriamente: véspera da festa de comemoração da queda da Bastilha na França, acontece também durante o próprio Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo.

Com distribuição da Bonfilm, o filme traz o rapper Sadek (disco de ouro na França com seu último álbum lançado em 2016) em seu primeiro papel nos cinemas, interpretando Far’Hook, um jovem francês de origem árabe, também rapper, que, para fugir de uma ameaça de morte, aceita a sugestão de fazer um tour pela França na companhia do pai de seu produtor, o amargurado e preconceituoso Serge (Gérard Depardieu).

Com personalidades e ideologias totalmente divergentes, os dois percorrem juntos um Tour de France por onde passou Vernet, pintor francês do século 18 encarregado por Luís XV de pintar os portos da França. O que nenhum deles esperava é que criariam laços afetivos e descobririam afinidades. Além de Gérard Depardieu e Sadek, o elenco conta com nomes como Louise Grinberg, Yasiin Bey e Nicolas Marétheu.

De acordo com o diretor Rachid Djaïdani, além dos personagens, o filme é uma mistura de materiais, entre a pintura que é essa arte ancestral de traçar com a mão e o rap que é a poesia da oralidade do presente. No filme, ouve-se rap, a Marselhesa, hino da França, e ainda os cantores franceses Serge Reggiani e Serge Lama. Ele conta que “foi criada uma verdadeira linguagem musical. (…) Cada palavra ecoa com força em nossos ouvidos, como uma diatribe de Molière zombando de um rei”.

“A radicalidade deles permite mascarar essa evidência que os une. Eles só têm essa vontade de gritar na floresta: ‘Me amem’. Por trás dessa radicalidade, sempre há uma untuosidade que é feita de amor. Há uma viagem para o espectador nesse filme, mas gostaria que ele fosse além, fora da experiência da sala escura. Permitir abrir, para que se olhe em volta de outra maneira”, comenta o diretor.

A relação que Djaïdani criou com Depardieu, com atuação em mais de 200 filmes e séries, é de respeito: “Agora, com ele, não tenho mais medo da escuridão do cinema”, reflete o diretor. Premiado com o Globo de Ouro e o César por duas vezes como melhor ator, Depardieu explica como foi a sua preparação para interpretar um homem forte e etnocêntrico como Serge.

“É fácil ser amargo. Sobretudo ao ter diante de nós alguém que não conhecemos. E nem conhecemos sua cultura, suas músicas. Acho que os ignorantes – como eu também sou – podem se sentir contrariados”, declara o ator.

Em seu primeiro filme, Sadek explicou como fez para encarnar o personagem: “Far’Hook é um rapper consciente, com um olhar para o mundo que ele quer mudar. Enquanto eu, Sadek, sou diferente. Simplesmente. O personagem me permitiu ter um olhar mais desgastado, mas com uma esperança para a humanidade.”

No mês de junho, o filme Tour de France foi exibido em mais de 55 cidades do Brasil durante o Festival Varilux Francês de 2017, que também contou com a presença de Sadek.

 

ELENCO

Gérard Depardieu – Serge
Sadek – Far’Hook
Louise Grinberg – Maude
Yasiin Bey – Focé
Nicolas Marétheu – Bilal

FICHA TÉCNICA

Diretor e roteirista – Rachid Djaïdani
Produtora – Anne-Dominique Toussaint
Montadora chefe – Nelly Quettier
Cenografista – Jimmy Vansteenkiste
Diretor de produção – Jean-Jacques Albert

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta