Festival Varilux de Cinema Francês prolonga exibições em 10 cidades brasileiras

Cinéfilos de dez cidades brasileiras podem ainda aproveitar o Festival Varilux de Cinema Francês e correr para o cinema. Aracaju (SE), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Luís (MA) recebem a totalidade ou parte dos 19 filmes integrantes do festival encerrado em 45 cidades na última quarta-feira, dia 21. São muitas as opções: do clássico “Duas Garotas Românticas”, de Jacques Demy e Agnès Varda, com Catherine Deneuve e sua irmã Françoise Dorléac, musical que comemora 50 anos; ao documentário “Amanhã”, que levou mais de 1 milhão de pessoas aos cinemas na França e recebeu o César de melhor documentário 2016. Confira a programação das cidades no site http://variluxcinefrances.com/2017/

Os maiores astros, assim como a nova e ascendente geração do cinema francês estão nos filmes da seleção: Gerard Depardieu atua com o rapper Sadek em “Tour de France”, de Rachid Djaïdani. A diva Catherine Deneuve, além de estrelar o clássico “Duas Garotas Românticas” também está em “O Reencontro”, ao lado de Catherine Frot. O drama esteve na seleção do Festival de Berlim deste ano. A versátil atriz Juliette Binoche interpreta a mãe de Camille Cottin na comédia, “Tal mãe, tal filha”, em que as duas ficam grávidas ao mesmo tempo. Marion Cotillard, brilha em duas produções: no drama “Um Instante de Amor”, pelo qual recebeu as melhores críticas por sua atuação, no Festival de Cannes do ano passado, e na comédia auto-satírica Rock’n Roll – Por trás da Fama”, de Guillaume Canet, seu marido, no filme e na vida real. Outro destaque no festival é “Frantz”, de François Ozon, uma surpreendente adaptação do filme de Ernest Lubitsch de 1932, com o novo astro do cinema francês Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”). O longa esteve nas seleções oficiais no festival de Sundance, Toronto e Veneza.

Omar Sy, que se consagrou em “Intocáveis”, vive um pai solteiro às voltas com sua filha na comédia dramática “Uma Família de Dois” e a inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, poderá ser vista em sua última atuação na comédia “Perdidos em Paris”.

Ao todo são 18 produções que representam a nova safra do cinema francês e mais um clássico em cópia restaurada. Além das já mencionadas, há na programação outros filmes que estiveram nos mais importantes festivais de cinema internacionais: a comédia dramática “Na Cama com Vitória”, de Justine Triet , com as jovens revelações do cinema francês Vincent Lacoste e Virginie Efira; “Coração e Alma”, de Katell Quillévéré, com um elenco  também já consagrado: Tahar Rahim, Emmanuelle Seigner, Anne Dorval; “A Vida de uma Mulher”,  de Stéphane Brizé, com Judith Cemla, indicada ao César de melhor atriz pelo papel; Na Vertical” de Alain Guiraudie, com Damien Bonnard, indicado ao César como melhor ator revelação 2017; e “Rodin”, de Jacques Doillon, que teve sua estreia mundial em maio deste ano, no Festival de Cannes.

Completam a lista, “O Filho Uruguaio”, com grande parte das filmagens no Uruguai, onde uma mãe vem em busca de seu filho seqüestrado; o divertido“Uma Agente Muito Louca”, de Dany Boon; a comédia romântica “Um Perfil para Dois”, com o veterano Pierre Richard, que brinca com as possibilidades de relacionamentos amorosos pela internet e “A Viagem de Fanny”, adaptação do livro  Le journal de Fanny, uma autobiografia de Fanny Bel-Ami, que aos 12 anos sai em uma jornada com outras crianças para fugir da França ocupada durante a Segunda Guerra, em direção à Suíça.

O Festival Varilux de Cinema Francês é produzido pela Bonfilm e conta com o patrocínio principal da Varilux/Essilor e o Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Fique de olho:

Aracaju – SE – Cinema Vitória – até 27.06

Caxias do Sul – RS – Sala de Cinema Ulysses Geremia – até 02.07

Curitiba – PR – Cineplex Novo Batel – até 05.07

Florianópolis – SC – Paradigma Cine Arte – até 28.06

Niterói – RJ – Cine Arte UFF – até 25.06

Petrópolis – RJ – Cine Itaipava – até 28.06

Recife – PE – Fundação Joaquim Nabuco – Cinema do Museu –  até 28.06

Rio de Janeiro – RJ – Odeon – até dia 28.06

Salvador – BA – Saladearte – Cinema do Museu – até 05.07

São Luís – MA – Cine Lume – até dia 28.06

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta