Mostra dedicada à produção cinematográfica israelense tem sessões gratuitas a partir deste sábado

Vencedor do Urso de Cristal do Festival Internacional de Cinema de Berlim – prêmio dedicado aos filmes voltados para o público infantil e juvenil – e indicado em diversas categorias em premiações da Ásia, o drama A Enchente (Mabul, 2010) ganha exibição gratuita no próximo sábado (20/5), às 15h, no Mezanino do Centro Cultural Fiesp. A sessão faz parte da programação da mostra Cine Sesi-SP no Mundo: A Vida em Israel, que fica em cartaz até 24 de junho. Todos os filmes serão exibidos com legendas em português e o ingresso é gratuito.

Sob a direção de Guy Nattiv (de Estranhos, 2007), a trama de A Enchente gira em torno do Bar Mitzvah (cerimônia judaica que marca a maturidade religiosa aos 13 anos de idade) do garoto Yoni (vivido pelo ator Yoav Rotman). Com problemas na escola e em casa, tudo parece indicar que a data vai passar em branco desta vez, mas o maior desafio de Yoni será lidar com o irmão mais velho, Tomer (papel de Michael Moshonov), que retorna para casa após a instituição onde fora internado para tratar de um autismo debilitante fechar as portas.

OLHAR ATENTO
Em vez de escancarar as questões políticas e religiosas de sua terra, cineastas como Eran Riklis (A Noiva Síriae Lemon Tree) e Eytan Fox (Bubble), além do próprio Guy Nattiv, preferem mostrar o cotidiano dessa região do Oriente Médio. Porém, o espectador atento será capaz de perceber como os grandes conflitos pelos quais o país é conhecido se traduzem nos pequenos momentos do dia a dia captados pelas câmeras.

Costurando-se os cenários, as referências e os costumes presentes nestes oito títulos, será possível que o público perceba que Israel talvez esteja muito mais perto do Brasil do que se imagina.

A mostra realizada pelo SESI-SP, em parceria com o Consulado Geral de Israel em São Paulo, traz oito filmes que mostram o cotidiano no único país de maioria judaica no mundo. A programação será exibida simultaneamente em outras 39 unidades do Sesi-SP no estado entre 1º de maio e 1° de junho.

Para mais informações sobre o projeto Cine Sesi-SP no Mundo: A Vida em Israel acesse www.centroculturalfiesp.com.br.

Confira a programação no Centro Cultural:

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta