Três aplicativos para ajudar no controle financeiro pessoal

Pronto, férias acabaram e voltamos a vida real. Pior, voltamos com várias contas batendo na nossa porta ao mesmo tempo – IPTU, IPVA, material escolar, mais os aumentos das contas corriqueiras. Precisamos de muito jogo de cintura, quando não um pouco de mágica, para dar conta de tudo e qualquer ajuda é bem vinda.

Vou citar abaixo três aplicativos que podem ajudar nessa difícil missão, garantindo que pelo menos você não esqueça de nada e possa se planejar para eventuais desencontros no seu fluxo de caixa.

GuiaBolso

O mais usado entre os aplicativos disponíveis nas lojas Google e Apple, o Guiabolso se conecta às contas bancárias e cartões de crédito, com isso atualizando automaticamente as informações obtidas ali separadas em ganhos, gastos, reserva. Os gastos vem classificados automaticamente em categorias como Restaurante se Mercados, mas você também pode alterá-las.

Com base nas categorias você visualiza gráficos que permitem identificar para onde seu dinheiro está indo. Você também pode estabelecer limites para cada tipo de gasto e então visualizar o que já foi gasto e o que ainda resta em seu orçamento mensal.

Recursos disponíveis no site permitem que você até simule empréstimos em diferentes instituições financeiras.

Para saber mais acesse o site.

O Minhas Economias permite cadastrar contas, controlar os gastos com cartão de crédito e a separação por categorias e subcategorias dos gastos diários. O uso dele é bastante prático e na verdade ele é bem parecido com o Guiabolso, inclusive permitindo a criação de um orçamento para controle, mas ele não acessa suas contas de forma automática, sendo necessário que você cadastre todos os seus ganhos e despesas.

Você também pode gerenciar a atualizar seus dados usando o site, aonde você também encontra informações sobre indicadores econômicos, comparativos entre diferentes fundos financeiros, exemplos de orçamentos que você pode usar e dicas de educação financeira.

Ele ainda permite a exportação de dados para o Excel ou a impressão de seus dados facilmente.

 

Finalmente temos o Mobills que, aqui entre nós, está na lista porque é o único que oferece uma versão para o Windows Phone – os dois anteriores rodam apenas no Android e iOS.

Além de estar disponível neste sistema operacional, outra diferença é o fato dele possuir duas versões, uma gratuita e outra paga, esta em planos trimestrais ou anuais. Para entender o que cada uma delas oferece clique aqui.

Mas já adianto que a versão gratuita não oferece gráficos, gerenciamento de cartão de crédito, definição de metas, importar dados para o Excel ou suporte personalizado.

Ainda resta no mercado o Organizze, que também tem versão gratuita e paga, a segunda permitindo metas e planejamento, e uma versão empresarial paga que permite ao pequeno empreendedor integrar informações sobre clientes, fornecedores, contas a pagar e notas fiscais e também permite mais de um usuários. Uma boa alternativa para o pequeno empresário que tem dificuldade em lidar com o Excel e quer controlar melhor seu negócio.

 

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta