Organizando séries no Evernote

Perdeu a conta dos episódios que já passaram e você perdeu? Quer organizar os arquivos que você precisa carregar em seu tablet para a próxima viagem? Tem aquela série anunciada que você quer garantir não esquecer de assistir? Seus problemas acabaram!

Brincadeiras a parte, o pessoal do Evernote fez um excelente passo a passo para quem assiste a mais séries do que seria saudável acompanhar – ah, vai, ninguém aqui faz isso, né? – e eu trouxe ele aqui pro blog, afinal isso tem muito utilidade!

Crie uma tabela

O primeiro passo para organizar as maratonas é listar todas as séries que acompanha atualmente, cruzando informações básicas como título e episódio. Conforme for assistindo, basta checar os campos relacionados. Isso facilita acompanhar várias séries ao mesmo tempo, em episódios intercalados.

Caso acompanhe séries cujos episódios estão todos disponíveis em serviços de streaming, o foco do controle está no último episódio assistido. Já para séries que acompanha semanalmente nos canais de TV a cabo ou baixando na agenda internacional, o foco está no lembrete para a data e horário específico de cada episódio (ou mesmo das reprises) para que você não perca nenhum capítulo e não seja impactado por spoilers.

O ideal, então, é criar duas planilhas: uma para séries de streaming e outras para TV a cabo ou download.

tabela para series no evernote

Anotações

Se escreve sobre séries, tem um canal online em que fala sobre cultura pop, acompanha podcasts ou mesmo adora discutir o tema com amigos, aqui vai outra dica importante: anote todas as informações que você considera relevante enquanto assiste ao episódio.

Em seguida, inclua etiquetas contendo nomes de personagens, título do seriado, número do episódio, canal, ou o que considerar relevante. Sempre que precisar saber em que episódio ocorreu aquele fato importante, basta digitar no campo de busca.

anotações sobre séries no evernote

Indicações

Outro dilema muito comum enfrentado por quem é apaixonado por séries é a quantidade de indicações feitas por amigos, muitas delas descritas como “imperdíveis”. O mesmo acontece quando vemos uma lista com as melhores séries de todos os tempos: sempre tem uma que ainda não vimos.

Quando isso acontecer, não perca tempo, inclua na mesma hora na sua nota com “séries para assistir”. Assim, você já tem à sua disposição a substituta para quando uma de suas séries for cancelada ou para aproveitar o mid-season.

O mesmo vale para matérias interessantes que encontrar na internet. Para guardar essas informações, basta usar o Web Clipper e salvar o conteúdo diretamente no caderno de séries.

Ficha técnica

Mas, se é de fato um grande entendedor do assunto, pode ir mais além e criar uma ficha técnica para cada uma das séries que acompanha, incluindo elenco, diretor, produtores, ano de produção, etc.? Isso, claro, é facilmente pesquisável!

 

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário


  1. Sou muito lesada para usar, preciso de um tutorial com passo-a-passo 😀

    Se bem que a minha já manjada planilha de excel consegue resolver as dezenas de séries que assisto.

    Responder

Deixe uma resposta