Bones: The Resurrection in the Remains (11×05) e Sleepy Hollow: Dead Men Tell No Tales (3×05)

E eu tão desligada que ando de Bones nem percebi ao ver do Destaques do Dia na quinta que estávamos falando do crossover entre a série e Sleepy Hollow – cuja terceira temporada, me corrijam se eu estiver errada, foi deixada na prateleira pela FOX para quem sabe um dia ser exibida em um dos outros canais do grupo que ninguém assina.

Confesso que eu nada esperava do crossover, que na verdade pareceu bem estranho desde sua primeira divulgação: como unir uma série tão certinha como Bones e o mistério sobrenatural de Sleepy Hollow.

Talvez, objeto dessa minha falta de fé, acabei surpreendida. Não chegamos a ter de ver Brennan e Booth confrontados com bruxas, zumbis ou o que o valha, ainda assim a primeira parte da história funcionou bem o bastante, além de ganhar pontos extras no humor pelas reações de Brennan, Hodges e Angela a Ichabod Crane.

Bones The Resurrection In The Remains 11x05

Além de todo humor que um episódio especial de Halooween já teria por si só, destaque especial para o cérebro de gelatina da Brennan, jamais esquecerei o quanto eu ri com Booth guspindo tudo ao achar que havia comido um cérebro de verdade – além das tais lentes de Belzebu do Hodgins que eu não posso imaginar ninguém tendo em casa.

Bom, e como colocar as duas duplas investigando juntas? Duas vítimas: uma estudante de medicina que estava tentando descobrir o que existia depois da morte e quem sabe falar com sua irmã falecida dias antes; e um general morto centenas de anos antes. Sim, dois corpos de diferentes épocas em uma mesma cova em Washington fez com que Abbie e Ichabod deixassem Sleepy Hollow.

Para quem não assiste a Sleepy Hollow: Ichabod Crane é um soldado do exército britânico que acaba por ficar ao lado dos americanos quando da guerra de independência. Ele acaba enterrado em batalha junto de seu maior inimigo, o Cavaleiro Sem Cabeça e assim deveriam ter permanecido, não fossem forças ocultas que fazem com que os dois acordem no tempo atual e uma nova guerra entre bem e mal se inicie. Abbie Mills é uma policial local que vê seu mentor e xerife morrer de forma absurda e acaba por se tornar sua parceira. Eles enfrentam bruxos, criaturas mágicas e todo o tipo de mistérios sobrenatural na tentativa de fazer o bem prevalecer.

(Entenderam porque não dava para imaginar um crossover entre as séries, não é?)

Pois bem, o tal coronel morto foi um aliado e depois um inimigo de Crane em sua vida no passado e ele se liga ao que a estudante de medicina queria tentar porque, na visão da série, britânicos e americanos usaram doo sobrenatural na guerra de independência, sendo os grandes nomes da história americana recorrentemente citados – Washington e Jefferson seriam duas das pessoas mais importantes do lado da magia do bem.

É claro que não dava para contar toda história para Brennan e Booth, primeiro porque eles não acreditariam mesmo, segundo porque são só 40 minutos de episódio, certo? Então o roteiro optou por fazer com que Crane e Abbie conseguissem o que precisavam ser falar toda a verdade.

Destaque válido para o momento em que Brennan diz que Crane herdou a caligrafia de seu antepassado – no caso, ele mesmo – e ele apenas sinaliza que essa deve ser a melhor explicação mesmo e os dois acabam por sintonizar em uma citação de Sherlock Holmes. Como não amar um momento como esse?

Pois bem, em Bones a solução do crime não fugiu do be-a-bá de sempre, coma  descoberta de que o namorado havia matado a garota quando ela afirmou que do outro lado não existia nada, o que ia completamente contra tudo aquilo que ele acreditou em sua vida. Acho até mesmo que ele não esperava matá-la, que sua reação tenha sido surpresa até para ele, mas a gente sabe que quando o assunto é fé, muita gente não consegue ser razoável.

Já para Crane e Abbie as coisas ficaram mais complicadas na volta à sua cidade: o corpo do General é roubado por Pandora para que ele levante um exército de zumbis e dizime a cidade. Para impedir o avanço deste exército os dois ainda voltam ao Jeffersonian para pedir a ajuda de Brennan na identificação do local em que o corpo do general teria sido enterrado pela primeira vez – sim, ele foi enterrado duas vezes.

A análise de Brennan leva os quatro aos subterrâneos do Capitólio, aonde estaria a tumba de Washington e da onde o corpo do General foi levado. Crane e Brennan acabam quase mortos pro chama de fogo grego, aquele que nunca se apaga (já vimos isso em Sleepy Hollow) e que o nariz de nossa antropóloga identifica como sendo um tipo de napalm.

Libertados por Booth – e eu ri dele atirando na tábua de símbolos porque isso vai totalmente contra tudo que Crane defende e que nos faz sempre ficar esperando que alguém decifre um símbolo ao invés de destruir o passado -, o fato de ter ficado presos clareia a mente de Crane: o fogo grego deve ser a única forma de eliminar o General e seu exército.

Sorte a dele ter as tais armas de fogo no seu arsenal particular, não é mesmo?

O único problema é que Pandora não me pareceu muito triste com o fato deles terem estragado seu plano… Mas quem sou eu para dizer algo,a final eu nem sei quem é essa tal Pandora – esperando pela FOX, lembram?

Bones The Resurrection In The Remains 11x05 Brennan Booth Abbie Ichabod

Agora, inegável é como estes quatro funcionaram bem. Uma amiga comentou que Abbie e Crane lhe lembraram dos primeiros anos de Brennan e Booth e isso pode ser verdade. Não que algo tenha mudado para o casal B&B, mas para quem nunca viu Crane e Abbi juntos eles tem aquele ar de novidade e cada mania tem seu charme.

P.S. A cara do Ichabod quando Brennan diz que ele deveria fazer sexo com a Abbie é daquelas coisas que eu jamais esquecerei.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. gostei deste episódio de Bones, não acreditava nesse crossover por conhecer as duas séries e saber que não tem nada em comum

    como só assisti ao episódio de Bones pois a FOX resolveu abandonar suas séries, já estou com uma lista enorme de séries que o canal para de exibir :
    – Burn Notice
    – White Collar falta a última e pequena temporada
    – Wayward Pines
    – Sleepy Hollow
    – Da Vinci’s Demons

    e o FX : Sons of Anarchy / Homeland e The Americans

    Responder

    1. Cleidoca, tá difícil com a FOX. Eu já coloquei Sleepy Hollow na conta da Netflix, onde já estou vendo White Collar, Homeland e The Americans.

      Responder

Deixe uma resposta