Mega Artesanal 2016

Mega Artesanal

Tudo para quem faz arte e artesanato. É isso que, há 10 anos, a Mega Artesanal traz para São Paulo. Lãs, tecidos, linhas, telas, papéis, acessórios, máquinas, ferramentas, peças prontas feitas à mão, para uso pessoal ou para que fez do artesanato seu meio de vida. Mostras, exposições e milhares de cursos em um só lugar, o São Paulo Expo, em São Paulo, de 12 a 17 de julho.

E a edição de 10 anos ainda traz uma novidade para comemorar em grande estilo o aniversário da feira: a Artesanal Confeitaria & Festa, que em 2014 e 2015 aconteceu em datas e locais separados e agora vem para dentro da Mega, ocupando uma área de 500 m². Assim, se a Mega Artesanal já era a maior e melhor feira de produtos e técnicas de artes e artesanato da América Latina, agora será também a mais doce.

Além do novo espaço para confeitaria, a Mega Artesanal terá mais de 300 expositores, entre os principais nomes da indústria e do comércio, como Casa da Arte, Craft e Scrap, Condor Pincéis, Fitas Progresso, Santa Fé, Serilon Crafts, Singer e Toke e Crie, e de mídia, como Vitrine do Artesanato, Aparecida Rede de Comunicação e Ateliê na TV, além de centenas de ateliês e artesãos, como os conhecidíssimos Peter Paiva, Vlady e Rita Paiva.

Serão 26 mil m² com  388 expositores preparados para receber lojistas, artesãos, artistas de todas as partes do país – alguns chegam em caravanas que só deixam a cidade ao final do evento.

A Condor Pincéis terá, em seu estande, demonstrações para visitantes interessados em aprender ou aperfeiçoar as técnicas de pintura em tela, tecido, country ou decorativa.

Já a We Care About aproveita a feira para apresentar novidades em botões, argolas, agulhas de costura, teares, ponteiras, fivelas, solados, kits para sandálias, moldes de patchwork, além de acessórios para bijuterias.

E para quem busca novidades no setor de máquinas, a sugestão é visitar o espaço da Singer, maior fabricante mundial de máquinas de costura doméstica e líder de mercado em todos os segmentos de atuação. Em seu estande, a Singer mostrará várias opções de máquinas, agulhas e acessórios para costura doméstica, patchwork e quilting.

As principais lojas e marcas do comércio também estarão na Mega Artesanal 2016, como a Casa Belém, com sua vasta linha de tecidos nacionais e importados, projetos e peças para decoração, a Casa da Arte, com o melhor e mais farto cardápio de tintas do mercado e a Casa da Madeira, com inúmeras opções de peças de madeira, papeis para decoupage, guardanapos, telas, resinas, carimbos, enfim, tudo para arte em madeira.

A Scrap Sampa encherá seu espaço com inúmeras opções de papel decorado, álbuns de fotografia, acessórios nacionais e importados, entre outros itens, muitos inclusive são lançamentos e exclusivos.

Exposições

Entre as várias exposições vale o destaque para a Mãos que Bordam, projeto que nasceu como uma atividade em uma aula de bordados e se transformou numa exposição instigante, infinita e itinerante, que poderá ser vista pela primeira vez em São Paulo durante a Mega Artesanal.

“Em 2014, pedi que minhas alunas bordassem as mãos, com símbolos que remetessem às suas histórias de vida. Ao mesmo tempo, lancei a ideia de unirmos todas as pessoas que amam o bordado, como uma forma de expressar os sentimentos e emoções por meio das mãos e estimular essa prática”, lembra a professora de bordados e pedagoga Fátima Coelho.

O trabalho cresceu, ganhou projeção com uma página no Facebook  e centenas de bordadeiras e bordadeiros de todos os cantos do Brasil – e de países como  Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos, Grécia e Alemanhã –  já enviaram seus trabalhos. São mais de 300 mãos, formando um grande painel de histórias de vida retratadas em bordados.

Miriam Tatsumi, do Instituto Oshibana Art, mostrará 7 biombos com obras criadas por ela e suas alunas com flores, folhas, galhos, frutas e verduras desidratadas e prensadas, durante os dez anos da feira, além de uma peça inédita: uma boneca estilizada da Mega.

Quem também vai homenagear os dez anos de Mega Artesanal com trabalhos inéditos é a Sedacolor, com uma mostra composta por 6 pinturas em seda, e o professor do curso de modelagem da ETEC José Rocha Mendes,  Vagner Carvalheiro, com uma exposição de  dez bonecas  Blythes  inspiradas nas campanhas da Mega nesses 10 anos.

Já a Toke e Crie e o Atelier Peter Paiva preparam surpresas para o público relembrar dez anos de sucesso da feira e se emocionar. Visitantes que acompanham a Mega Artesanal nesses dez anos também poderão rever fatos marcantes da história por meio de um vídeo recheado de fotos e um caminho montado com telas dos artistas plásticos Rodrigo Schiavoni “Bexigão” e Evandro Schiavone.

O trabalho do caricaturista Bexigão e a arte do pintor surrealista Schiavone  também poderão ser conhecidos  em seus respectivos estandes na feira. Visitantes da edição de dez anos da Mega Artesanal ainda poderão admirar a exposição de trabalhos em cerâmica de Wandecock e ver o artista nacionalmente reconhecido  criando, ao vivo, durante a feira.

Imperdível também é a exposição inédita “Blythe – 30 Princesas Desconhecidas” que o grupo Modus do Brasil e o curso de modelagem da ETEC José Rocha Mendes preparam para estrear na Mega Artesanal. Além de apreciar os looks das bonecas caracterizadas como princesas, o público da exposição será monitorado pelas alunas da ETEC vestidas com os mesmos trajes das Blythes expostas.

Cursos

E para quem quer aprimorar ou aprender serão muitas as oportunidades: cursos, workshops, demonstrações e oficinas. Só que são mais de cem mil visitantes, então é importante se planejar adequadamente. Alguns expositores oferecem inscrições pela internet antes mesmo do início da feira, como a Lu Gastal e suas oficinas de uma hora de costura.

Em outros casos é preciso se informar para garantir um lugar: informe-se nos sites das empresas que estarão na feira sobre os cursos e oficinas oferecidas, horários e valores. Nos casos de oficinas gratuitas é interessante já procurar os estandes logo que chegar à feira e descobrir se serão distribuídas senhas antecipadas ou se será necessário enfrentar alguma fila próximo do horário de realização.

No estande da Plastcover, por exemplo, basta chegar 30 minutos antes de cada curso, se inscrever e aprender a fazer um porta celular, uma caixa de madeira, ou uma carteira com espelho. Além de aprender a técnica – que depois pode ser reproduzida de acordo com a criatividade – o visitante leva a peça criada durante o curso.

A Revista Burda oferecerá cursos diversos, desde o uso dos moldes da revista até a costura de pequenos itens. A agenda já está aqui no site.

O pessoal da Elo7 também preparou uma excelente agenda de cursos, todos gratuitos, e quem fizer ainda terá desconto na compra de máquinas Singer.

No estande do ateliê Agradinho Mágico, por exemplo, todos os dias em dois horários – às 13h e às 16h – será possível aprender a fazer um unicórnio ou um ursinho de feltro e levar o mascote para casa, pagando apenas pelo kit de material, que inclui o tecido e uma régua permanente de moldes.

Já quem quiser aprender a fazer patchwork ou bordar à máquina, por exemplo, encontrará no estande da Sun Special, por exemplo, uma agenda variada. Especializada no comércio e na distribuição de máquinas de costura, corte, bordado, passadoria, peças de reposição, acessórios etc., a Sun Special ensinará desde a fazer uma capa em tecido para um caderno ou agenda até um barrado de bordado Inglês com emendas perfeitas (bordado eletrônico). A agenda completa com horários, preços, material necessário e inscrições está no site.

 

Serviço

Dias e horários: 12 de junho (só imprensa e lojistas) das 11h às 19h; 13 a 16 de julho (aberto ao público) das 11h às 19h; 17 de julho (aberto ao público) das 11h às 17h

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada

Transporte: gratuito da estação Jabaquara do Metrô, todos os dias de evento, das 10 às 19 horas.

Proibida a entrada de menores de 12 anos

Dicas

  • Garanta seu ingresso antes e evite as filas no local
  • Chegue cedo e dê preferência ao transporte público
  • Use calçados confortáveis, você andará MUITO
  • Se possível acesse o site da mega e as informações sobre os cursos que lhe interessam antes, assim você pode se programar adequadamente
  • Priorize, se não puder ir vários dias a feira garanta que conseguirá ver tudo que realmente é importante para você, é fácil se deslumbrar com tanta coisa linda espalhada por todos os lados

Gostou do Texto?

Cadastre seu email e receba novos
textos por email:

Deixe seu Comentário