Lançamento da 2ª Edição de Turismo de Empatia: Refugiados No Oriente Médio

Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio é mais que um livro, é um projeto que tem por objetivo não somente ajudar financeiramente pessoas que precisam, mas conhecê-las, participar de suas vidas e trazer para outras pessoas um pouco da cultura delas.

A Talita Ribeiro deixou de lado os medos e embarcou em uma viagem em direção ao Oriente Médio para estar com refugiados das muitas guerras que são travadas na região. Após desembarcar na Jordânia ela conheceu pontos turísticos, mas seu objetivo era conhecer campos de refugiados, numa viagem que a levou muito perto do Estado Islâmico. O resultado disso foi um relato em palavras e imagens que virou um livro e os direitos de autoria foram transformados em verba destinada a ajudar as pessoas que ela conheceu.

Usando o financiamento coletivo por meio do Catarse a primeira edição do livro – e fotos, e camisetas, e abraços – arrecadou mais de trinta mil reais.

O valor arrecadado com a venda de dos produtos, dez mil reais, foi recentemente enviado  para o Top Brazilian Sport Academy, no Curdistão Iraquiano. Lá essa quantia se transformou em uniformes, chuteiras, comida e água para dois times de futebol formados por crianças e jovens refugiados, um deles inclusive venceu um campeonato local. O dinheiro também foi usado na compra de alimentos e roupas para famílias yazidi – minoria que está sendo massacrada pelo Estado Islâmico -, para pagar assistência médica para mulheres e também comprar patins para crianças que não tinham nenhum brinquedo.

Turismo de empatia talita ribeiro

E o projeto cresceu: o livro Refugiados no Oriente Médio ganhará segunda edição e outros livros do mesmo tipo virão.

O lançamento da 2ª edição do Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio acontecerá nessa sexta-feira (10/06), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Na primeira hora do evento a Talita será entrevistada pela Bel Pesce, fundadora da Enkla editora, sobre a viagem e o livro, depois começará a sessão de autógrafos.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário

Deixe uma resposta