Estreia: Breakthrough – Bem-vindo ao Futuro

6 nomes consagrados do cinema mundial. 6 temas que desafiam a humanidade.

Ron Howard (Uma Mente Brilhante O Código Da Vinci), Angela Bassett (ganhadora de dois prêmios NAACP Image Award e um Globo de Ouro), Peter Berg (dirigiu Battleship: A Batalha dos Mares e O Grande Herói), Paul Giamatti (John AdamsO Resgate do Soldado Ryan e O Ilusionista), Akiva Goldsman (produtor, roteirista e diretor de Fringe), Brett Ratner (O Dragão Vermelho e Prison Break).

Pandemias, os limites do corpo humano e nossa adaptação a um incrível mundo novo, os mistérios do cérebro humano, o desafio de envelhecer com saúde, a crise hídrica e novas fontes de geração de energia.

6 episódios mostrando como os avanços tecnológicos estão transformando nossas vidas e o que obstinados e incansáveis cientistas tem feito ao redor do mundo para vencer os desafios mais difíceis.

É isso que Breakthrough – Bem-vindo ao Futuro, nova série produzida em uma parceria do Nat Geo e GE nos apresentará a partir a partir de 7 de novembro, às 22h15.

O conteúdo foi desenvolvido pela multinacional GE que buscou o National Geographic Channel para produzir algo que fugisse da narração publicitária e entregasse um conteúdo que fosse realmente relevante.

E a entrega ficou dividida nos 6 episódios da série mais um conjunto de pílulas de conteúdo de um minuto cada que serão apresentados nos canais Nat Geo, FOX e FX durante os intervalos comerciais. Parte do conteúdo apresentado refere-se a estudos em desenvolvimento no primeiro Centro de Pesquisas Global da GE na América Latina, situado no Rio de Janeiro, que visam desenvolver tecnologias para atender as necessidades locais como na área de Internet Industrial, que possibilitarão prever possíveis falhas de sistemas, evitando paradas de produção e aumento de produtividade; e de novas tecnologias para o tratamento da água na indústria.

Com isso, a série se tornou uma oportunidade de mostrar que o Brasil também terá papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas e soluções que impactarão sociedades em uma escala global.

Breakthrough

Na quarta tive oportunidade de assistir ao episódio Energia no Limite, que será exibido no dia 5 de dezembro e conta com direção de Akiva Goldsman, e devo dizer que o que vi impressionou muito: energia solar capaz de alimentar uma cidade inteira em minutos? Busca pela fusão do hidrogênio? Energia térmica usando o magma encontrado no interior da Terra? Bom, eu devo dizer que o que me atraiu mesmo foi a energia gerada pelos resíduos da produção de cerveja, afinal isso me parece perfeitamente renovável.

E se você ainda ri da piada sobre “estocar o vento”, o que você acha de energia sendo obtida de um tornado?

A amostra da série me fez pensar que: eles realmente conseguiram transformar ciência num assunto bastante interessante, narrativa e edição de imagens garantem que você não vai ter sono, e que na verdade todos nós ficamos fascinados de ver até onde os cientistas loucos podem nos levar.

A série estreia dia 07 de novembro às 22h15 no Nat Geo, com exibição todos os sábados e você lê mais sobre cada episódio abaixo:

Capítulo 1: “Combatendo Pandemias” – 7 de novembro
Direção: Peter Berg

O surgimento de vírus mais fortes e resistentes e o surto de doenças como o ebola têm feito com que a medicina avance de modo cada vez mais rápido a fim de criar vacinas e mecanismos de proteção que possam combater pandemias. Acompanhado do Dr. Ian Crozier e da Dra. Maria Croyle, o telespectador será apresentado às tecnologias que estão revolucionando a medicina e à realidade de profissionais que dedicam sua vida ao estudo de doenças e novas formas de cura e prevenção. Na história, Croyle foi responsável por desenvolver uma forma revolucionária de desenvolver vacinas e vírus frios, enquanto Crozier é um virologista que combateu o avanço do ebola em Serra Leoa e que agora se encontra na condição de paciente, passando quarenta dias em um Hospital Universitário buscando salvar sua vida após ter contraído o vírus que por anos tentou combater.

Capítulo 2: “O Ultra-Humano” – 14 de novembro
Direção: Paul Giamatti

Cérebros artificiais e exoesqueletos. O segundo capítulo de Breakthrough mostrará como os avanços tecnológicos levarão a medicina a um novo patamar, fazendo de meros mortais super homens e levando a recuperação de movimentos perdidos em decorrências de lesões graves. O telespectador conhecerá o projeto Walk Again, desenvolvido pelo Dr. Miguel Nicolelis, um especialista em cérebros artificiais que está renovando as esperanças de pessoas em todo o mundo que perderam o movimento das pernas em função de lesões. O telespectador também conhecerá a história de Trish Awlker, que constrói exoesqueletos que conferem uma força sobre-humana a pessoas comuns.

Capítulo 3: “Decodificando o Cérebro” – 21 de novembro
Direção: Brett Ratner

Os mistérios do cérebro humano e o modo como ele responde a diferentes estímulos é o tema central do terceiro episódio de Breakthrough. Acompanhado dos doutores John Schenck e Steve Ramirez o telespectador descobrirá os avanços tecnológicos em curso que futuramente poderão levar a cura de doenças e curas como Alzheimer e epilepsia. Na história, Schenck foi a primeira pessoa a ter o cérebro escaneado por uma máquina no início dos anos 1980, enquanto Ramirez foi quem descobriu uma forma de modificar memórias ou os sentimentos sobre essas memórias.

Capítulo 4: “Fonte da Juventude”- 28 de novembro
Direção: Ron Howard

Qual a nossa idade limite e até quando o homem conseguirá prolongar seu período de vida? É possível retardar o processo de envelhecimento e aumentar o tempo em que as pessoas vivem livres de doenças? Laura Deming e o Dr. Brian Kennedy levam o telespectador ao mundo da medicina e da biologia, mostrando como as pesquisas em curso atualmente serão fundamentais para prolongar a expectativa de vida do homem e aumentar o período em que vivemos desacompanhados de doenças decorrentes do processo de envelhecimento.

Capítulo 5: “Energia no Limite” – 5 de dezembro
Direção: Akiva Goldsman

O aumento populacional em diferentes partes do globo levou o homem a buscar diferentes formas de geração de energia, sobretudo aquelas que priorizam a produção a partir de fontes limpas e renováveis. Em Breakthrough, Louis Michaud é um engenheiro construindo máquina capaz de gerar energia a partir da força dos tornados. Em ação similar, o time do National Ignition Facility tenta salvar o mundo pelo poder de uma fusão controlada de elementos.

Capítulo 6: “A crise da água” – 12 de dezembro
Direção: Angela Bassett

A escassez d’água tem levado ao desenvolvimento de novos modelos de tratamento e recuperação dos recursos hídricos disponíveis na Terra. Para enfrentar a crise que assola o estado da Califórnia e outras regiões do mundo, três cientistas investem em novas soluções capazes de recuperar a água salgada ou que possibilitam a transposição do recurso natural para diferentes regiões. Sanda Postel, Aaron Mandell, Arturo Vittori são os cientistas que lideram essa empreitada, transformando o modo como captamos e utilizamos os recursos hídricos.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta