Hannibal: …And the Beast from the Sea (3×11)

…And the Beast from the Sea é a prova que há dois episódios houve um tropeço quando trouxeram de volta a trama de Abigail para o palco principal: após colocar Francis em destaque no episódio passado e então fazer com que Hannibal se ressentisse por Will e Jack, este episódio acelera a reta final – perceberam que ando me recusando a falar disso? – e dá a Will a motivação para a caçada final.

Quem leu o livro estava tenso por antecipação, porque sabia que Francis atacaria a família de Will. No meu caso a tensão era em dobro: por saber qual o caminho Francis seguiria e por conhecer a forma sem “escrúpulos” com que os roteiristas colocam personagens importantes na lista de obituários da semana.

Então temos o “crescente” do episódio, com Francis se entregando a insegurança ao acreditar que o Dragão Vermelho pode lhe tirar Reba e então Hannibal conduzindo o assassino para que ele vá atrás da família de Will, deliciando-se em seguida em dar mensagens duplas ao agente, dizendo saber quem serão as próximas vítimas, mas que estas não são sua família.

Daí em diante os roteiristas não economizaram no nervosismo: do momento em que os cães envenenados são descobertos ao início da perseguição de Francis à Molly e seu filho teve requintes de crueldade com os fãs, com imagens rápidas e escurecidas nos deixando em dúvida sobre as chances da esposa de Will sobreviver ali.

É interessante ressaltar as diferenças entre o que vimos ao longo de duas temporadas e meia com Hannibal e o que vemos agora com o Dragão: a elegância dá lugar a pressa, o cuidadoso planejamento dá lugar ao instinto. Ainda que em alguma parte parecidos, Hannibal e Francis não poderiam ser de formas mais diferentes.

Assim como, de novo, Jack e Hannibal. Sim, Will está certo em julgar o colega: Jack ficou feliz que tenha sido o próprio Dragão a tentar assassinar Molly porque agora Will não descansará até pegá-lo. Pensando bem, se Jack estivesse do lado dos bandidos, bem, ele seria bem pior que os dois assassinos apresentados nesta série.

Finalmente: minha reclamação sobre o ressurgimento de Abigail é reforçada neste episódio apesar de sua ausência. Ao colocarem Francis como protagonista desta nova fase os roteiristas, ao mesmo tempo, retomaram nossa querida dinâmica entre Will e Hannibal. Mais que isso: o Hannibal que manipula Francis e então engana o FBI, terminando o episódio vestindo o clássico macacão com que nos habituamos no cinema, é o Hannibal que mais gostamos de ver, usando de qualquer ambiguidade disponível.

Já Will, novamente enganada por Hannibal e agora vendo sua família como alvo do Dragão Vermelho adquire uma nova face. Se ele um dia ficou destruído, final da segunda temporada, depois se reergueu incompleto, quando ele vê Hannibal sendo preso sem que ele tenha conseguido acabar com ele, agora ele encontra forças no que passou para realmente colocar um ponto final nesta parte de sua vida.

Hannibal ...And the Beast from the Sea 311 3x11 s03e11 Will Graham

P.S. Alguém mais ansioso por ver Lounds, bem, como no livro??????

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta