Exposição Macanudismo traz tiras originais de Liniers a São Paulo

macanudismo em sp centro cultural correiosQuem me conhece há muito tempo sabe da minha paixão por Liniers, que já teve tirinha até como banner deste blog quando ele começou e cujos desenhos ainda preenchem muitos momentos da minha vida.

Liniers é um artista argentino cujo trabalho mais conhecido são as tirinhas Macanudo – que significa extraordinário – publicadas no jornal La Nación e que depois foram sendo juntadas em livros. Aqui no Brasil já temos 8, sendo o oitavo lançado na abertura da exposição que chega à cidade de São Paulo depois de passar pelo Rio, Recife e Brasília.

Na mostra, que visitei na semana passada, é possível ver tiras originais do artista, além das capas dos livros, dos desenhos que deram origem a dois livros infantis e animações independentes criada com base em alguns de seus personagens.

Estão lá Enriqueta e Felinni, uma menina apaixonada por livros e seu gato preto e branco, os primeiros personagens que conheci e que simplesmente amo, Olga, a amiga imaginária de um menino, o Robô muito sensível, o Homem Misterioso, além do próprio Liniers, representado por um homem com cabeça de coelho.

A exposição é pequenina, eu fiquei por lá mais ou menos uma hora e meia e li tirinha por tirinha, tirei fotos, curti as animações, e ainda não foi tomada pelas filas tão comuns que tem tomado os eventos na cidade.

Aos sábados e domingos tem programação especial:

18/07 e 08/08 – Oficina de quadrinhos para iniciantes das 11h30 às 16h30

25/07 – Mesa redonda sobre cartoon com Laerte e Gustavo Duarte 15h às 16h30

22/08 – Palestra com Adão Iturrusgarai sobre vida de cartunista das 11h30 às 13h

23/08 – Oficina Introdução ao mundo da tira com Adão Iturrusgarai das 14h às 17h

Quando: de 04/07 a 01/09/2015 – Terça a domingo das 11h às 17h

Agendamento de grupos -11 4106-0789 ou agendamento@mandacarudesign.com.br

Visitas orientadas aos sábados e domingos às 15h

Site: www.macanudismo.com.br

Meu álbum de fotos da visita à exposição aqui.

A lojinha…

Sim, senhores, tem lojinha e ela é de enlouquecer! Tem todos os livros em português e alguns em espanhol. Tem sacola, mochila e caneca. Tem tatuagem e imã de geladeira.

A lojinha funcionará aos finais de semana, das 12h às 17h. Mas você já pode dar uma olhada no que pode encontrar pelo site: mandacarudesign.iluria.com

Para crianças…

Se eu tiver que recomendar um item para compra seria o Garatujas para a criançada. Ilustrado pelo Liniers e por suas duas filhas maiores, ele tem jeitão de livro para colorir, mas é mais divertido porque, fiel ao pensamento do artista, deixa espaço vago para a criançada preencher páginas em branco com suas próprias ideia.

Incentivando os maiores a criarem tirinhas, ele funciona como ótima ferramenta para incentivar a criatividade.Garatujas Liniers

#HabloOlga

Sigo Liniers no Instagram e Twitter e quase morro com essa publicação de ontem:

#HabloOlga #OlgaGate

Como assim gente?? Olga fala? Alguém me segure que eu vou desmaiar!

Pelo centro…

Ela acontece no Centro Cultural Correios, Avenida São João, S/número, no vale do Anhangabaú. Pertinho do metrô São Bento. Se posso sugerir, passe por lá, almoce no Café Girondino, coma um doce  português na Casa Matilde, ande pelo largo do Café e estique até o Centro Cultural Banco do Brasil.

Se estiver com disposição, comece o dia cedo, você ainda pode passar pelo Museu Anchieta ou pela Casa da Marquesa de Santos. Tem também a exposição medieval rolando no mosteiro de São Bento – casei e batizei minha filha na igreja de lá, linda, que tem missas as 10h00 aos domingos com canto gregoriano.

O centro de São Paulo é lindo!!!

 

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *