Que bela sopa…

          De osso ou aveia, a ferver na panela cheia!

          Quem não diz: Ave! Quem não diz: Eia! Quem não diz: Opa! Que bela sopa.

Frio. Eu não gosto de frio. Melhor: eu acho que frio é ótimo para ficar embaixo da coberta lendo, comer fondue, acordar tarde. Mas na vida real eu saio da cama as seis e coloco o nariz pra fora de casa as sete e aí o frio é completamente desnecessário.

Só que tem algo que é delícia no frio: sopa. De preferência cremosinha, quentinha, com um crocantinho para dar graça.

          Sopa das sopas, que bela sopa! 

          Sopas da sopas, que bela sopa!

E o frio chegou cedo em São Paulo o que justificou uma semana de vários cremes “aconchegantes” aqui em casa: creme de batata com bacon, creme de abóbora com linguiça apimentada e creme de mandioquinha com bacon.

creme de abóbora com linguiça

          Quem não daria tudo só para
          Beliscar essa bela sopa?

Receitinha básica pra aquecer a noite de qualquer um? Tem sim!

Ingredientes

– 4 batatas médias ou 1/2 abóbora ou 4 mandioquinhas médias cortadas em cubos

– Água suficiente para cobri-las na panela

– Cebola, azeite, pimenta do reino (eu uso mix de pimenta do reino, branca e calabresa)

– 1 colher de sopa de requeijão bem cheia

– Cebolinha ou salsinha

– Bacon em cubinhos ou linguiça calabresa defumada

          Sopa, sooo-oopa!
          Que beeela so-opa!

Modo de Fazer

– Leve o legume escolhido ao fogo em uma panela semi aberta completamente coberto por água, após a fervura conte mais ou menos 15 minutos e cheque se já está bem cozido, o garfo deve entrar bem fácil, eles precisam estar bem macios. Dos três, a batata é que pode precisar de mais uns minutinhos.

– Retire do fogo. Você pode usar o mixer ou o liquidificador, o importante é primeiro separar a água e bater apenas o legume. Bata até criar um purê e então vá juntando a água de novo até chegar ao ponto que você gosta.

– Em uma panela coloque o azeite e a cebola picadinha. Não digo quantidade porque é coisa de gosto mesmo, eu uso mais ou menos 1 colher de copa de azeite e meia cebola pequena bem picadinha.

– Quando a cebola estiver transparente, lembre de mexer bem, baixe o fogo e junte o creme batido aos poucos mexendo sempre.

– Acrescente 1 colher de sopa bem cheia de requeijão, mexa até que ele desapareça.

– Chegou hora de temperar: sal, pimenta, ervas, você decide. Vá experimentando, lembre que se falta você pode arrumar, se passar da conta, não.

– Sirva quentinha com um pouquinho de cebolinha ou salsinha picadinha por cima, torradas, pão amanhecido.

Opcional

Para a sopa de batata com bacon: após bater o creme deixe-o de lado, coloque em uma panela mais ou menos 2 colheres de sopa de bacon picadinho. Coloque no fogo alto mexendo sempre até ele ficar dourado, baixe o fogo, junte então a cebola e a refogue até ficar transparente. Neste caso você não precisará do azeite. Junte então o creme e siga com o modo de fazer acima.

Para a linguiça defumada: bom, eu uso a linguiça defumada da São Marcos do mercadão de São Paulo, ela já ver cortadinha. Mesmo que você use outra, como ela é defumada, não é preciso cozinhá-la, você fará a receita conforme acima e pode picá-la para jogar por cima depois. Caso use linguiça não defumada faça como com o bacon.

Outros acompanhamentos que vão muito bem: carne seca, que pode ser feita como o bacon, ou aquele restinho de carne de panela que anda perdido na sua geladeira. Eu, por exemplo, usei um pouquinho de carne louca.

Para ouvir: Canção da Falsa Tartaruga da Adriana Calcanhoto.

 

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta