The Blacklist: The Decembrist (2×08)

Último episódio do ano, metade da temporada. Com a busca de Red e Berlin pelo homem que enganou os dois e os tornou inimigos, a gente deu uma passeadinha pela Rússia, vimos Alan Alda deixando o elenco ao seu personagem ser explodido e Tom conseguindo fugir, com a providencial ajuda de Red.

Só que, ao contrário do que possa parecer ao você ler essa lista de acontecimentos, o último episódio antes da pausa de final de ano não foi tão bom quanto eu esperava dele.

Por que? Provavelmente a minha decepção tenha começado um pouco antes quando eu falei aqui que eu tinha achado Berlin um vilão de meia tigela. Pior que isso: personagem com potencial que não se cumpre. Vocês sabem o quanto a sensação de achar que uma trama pode ser muito boa e ficar só na vontade é pior do que logo de cara ver que a história não rende? Foi essa a minha sensação no final da temporada passada.

E ela se repetiu aqui. Talvez seja o desequilíbrio do quão as coisas são fáceis para Red enquanto o FBI fica correndo atrás do próprio rabo. Talvez seja porque o Red é um personagem tão bom, tão rico, que eu estou sempre procurando um algoz à altura dele.

A verdade é que Berlin, assassinado numa das melhores cenas do episódio, após várias doses de vodka, nos deixa antes de provar que era “o” cara. Isso depois de ter acreditado na mentira de Fitch, que na época não era camarada de Red e armou todo esse circo para que Red saísse de cena sem ter que sujar as mãos. Talvez um dos melhores momentos de Berlin tenha sido realmente ir atrás da verdade sobre a mentira que sua vida se tornou, ainda mais considerando que antes de ser um bandido ele era um cara com uma causa política importante, mas então a trama se encerra logo em seguida, como se a música tivesse silenciado abruptamente.

Já Fitch. Bom, a perda de Alan Alda em qualquer elenco já é motivo suficiente para lamentar. Então que pelo menos ela tenha nos dado um encerramento e tanto, com o diálogo de reis entre ele e o Red de Spader.

(Ao que parece os roteiristas se especializaram em finais excelentes para personagens que poderiam ter sido melhores.)

Diálogo que traz a trama do “segundo ato” desta temporada: Red tem algo que amedronta os reis de crime e é isso que lhe dá a garantia de andar a luz do dia sem levar um tiro no meio da testa. Esse se torna então o segundo maior segredo dele, já que o primeiro, todos sabemos, é que Liz é sua filha.

Diálogo que me deu a impressão de conter mais em si mesmo: teria Red sabido demais antes de se tornar esse homem perseguido por todo mundo e então tentaram acabar com sua vida e sua família e ele teria virado essa versão mais linda, vitaminada, charmosa de Emily de Revenge?

Já vejo o retorno da série, Red em busca do tal cofre enquanto o jogo vira e o grupo que antes se mantinha na surdina passa a querer sua cabeça. Bem, torço para que se saiam melhor ao nos contar essa história. E acho bom eles começarem a nos contarem mais do passado para a gente começar a entender o futuro…

The Blacklist: The Decembrist 2x08 s02e08

P.S. Fulcrum parece nome de feitiço ou elemento químico explosivo.

P.S. do P.S. Tom lançando o “você acha que eu não te amo” no ar foi de eu querer dar um tiro na cabeça. Ele podia pegar a Liz e os dois fugirem para a ilha de Lost, que acham?

Trilha Sonora

Great Sky – Other Lives

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

9 Comentários


  1. Cê tem certeza de que a Liz é filha do Red? Eu tinha essa certeza, mas a cronologia fica cada vez mais complicada…

    Responder

  2. outro episódio que a tv paga BR não exibiu, só fui saber no fim de semana em que deixei gravando

    Forever / The Blacklist / Revenge e SHIELD foram reprises

    :/

    Responder

    1. E eu não vi nada na tv semana passada e fui pelos Destaques, hahahaha. Mas pelo menos já está escrito.

      Eu só não entendo porque não exibir: no caso de Forever, The Blacklist, GA e Criminal Minds só tem mais um inédito na carteira mesmo, melhor passar logo e entrar de férias.

      Responder

  3. Também tô na dúvida que a Liz é filha do Red, talvez ela tenha algo que interesse a ele e nem saiba disso; ou seja algo guardado em seu próprio corpo, sei lá tô meio delirante, afinal nessa série tudo pode acontecer.

    Morro de rir com os nomes que eles colocam: Dezembrista, Scimitar etc

    Acho que pra Liz e o Tom, Lost fica perto demais, não tem lugar mais longe não?

    Responder

  4. Além de pegá-lo na ficção, ela também pega na vida real. OHH meu Deus, que ódio dessa Juliete Mocreia…

    Responder

Deixe uma resposta