Windows Phone 8.1 desembarca no Brasil

Sim, no último dia 18 de agosto quem já era feliz proprietário de um dispositivo com o Windows Phone acordou com uma mensagem na tela informando que a nova versão do sistema operacional estava disponível, meses depois de americanos e europeus já terem festejado as novidades.

windows phone 8.1

Ainda proprietária de um iPhone, lembro quando atualizei meu iPhone 4S para sua nova versão e identifiquei que ela trazia várias coisas do Windows Phone que eu havia gostado quando testei os aparelhos Lumia da Nokia.

O fato já havia sido alardeado por alguns sites que falam de tecnologia e na verdade faz parte da evolução natural desses sistemas – um acaba adaptando do outro o que ainda não tinha – e é claro que não foi só isso que aquela atualização fez, trazendo algumas novidades com as quais me acostumei facilmente.

Quando comprei meu Lumia 925 senti falta de várias delas, mas no geral me adaptei bem ao novo sistema, como já falei aqui, e depois de um bom tempo de uso arrisco dizer que alguns aplicativos são até melhor do que os disponíveis nas outras plataformas, ainda que eu saiba que isso é exceção a regra.

A nova versão do WP trouxe um painel de fácil acesso a funções como modo avião, bluetooth e notificações, acrescentou uma coluna a tela inicial para os modelos de tela maior, possibilita usar uma imagem para o fundo da tela – e os aplicativos nativos passam a ficar transparentes para usá-la – e acrescentou um prático e interessante aplicativo nativo para notícias, que permite você selecionar assuntos e fontes de notícias e lhe traz as principais novidades a partir do que você selecionar – além de notícias o aplicativo tem versões para receitas, viagens e outros.

O aparelho também ganhou um rádio e melhorias no navegador de internet.

Sim, a versão nova também traz mais novidades “técnicas”, mas eu não vou me meter a besta avaliando-as, já que teve gente mais preparada fazendo isso aqui e aqui.

Uma novidade “técnica” legal e que eu amei se refere as notificações: quando migrei do iPhone para o Windows Phone eu simplesmente eliminei as notificações sonoras de todos os aplicativos e, aqui entre nós isso tira a eficiência de boa parte deles, como o Whatsapp. Isso porque o Windows Phone não permitia você selecionar para quais você queria notificações e para quais não e não dava para passar o dia ouvindo alertas cada vez que alguém tuitava meu nome, escrevia no meu mural do Facebook, mandava mensagem num dos muitos grupos do Whatsapp e curtia uma foto no Instagram.

Com a atualização você pode escolher para quais aplicativos quer a notificação sonora e para quais não, ufa, porém um problema se manteve: no caso do Whatsapp não “existe” limite de notificações. Você pode não perceber, mas está aí com seu Android ou iOS e ele simplesmente não toca mais depois que um certo número de mensagens em uma conversa do Whatsapp se acumula. Não sei ao certo em que momento isso acontece, mas ele meio que “se toca” que você não vai olhar aquilo e para de tocar.

Isso é especialmente útil quando você integra um grupo que troca cem mensagens em meia hora.

No Windows Phone isso não acontece. Então, mesmo com a novidade o Whatsapp se mantém sem notificações por aqui e eu confesso que isso garante menos distração – e se você é meu amigo de Whatsapp agora sabe porque eu posso demorar horas para responder a uma mensagem ou porque eu não participei de alguma acalorada discussão, já que cheguei depois dela estar terminada.

O que o iOS tinha e ele ainda não tem e eu realmente sinto falta? O Não Perturbe. Eu acho que a maioria das pessoas nem ao menos usa o recurso nativo do iPhone, mas eu o adorava. O fato de seu poder silenciar todas as notificações em determinado período de tempo me deixava feliz da vida, já que deixo o celular ao lado da cama para funcionar como despertador no dia seguinte e ficava acordando com com os barulhinhos e brilho da tela.

No Windows Phone a única forma que encontrei para lidar com isso foi lembrando de colocá-lo no moda avião antes de dormir – e às vezes eu simplesmente esqueço.

E os aplicativos que eu indico? Bom, tem aplicativo amor verdadeiro como: Cadê o Ônibus? (SP), que permite localizar pontos, linhas e descobrir se o que você precisa esta longe ou perto da onde você está; CloudSix for Dropbox, que funciona melhor que o DropBox; Flickr Central, o paraíso de ir dormir, colocar o celular para carregar e todas as fotos do rolo de câmera serem automaticamente carregadas no Flickr no modo privado; e o Nextgen Reader, leitor de feeds que faz o enorme favor de trazer os feeds completinhos mesmo para sites que configuram seu feed para trazer apenas parte do artigo.

Os aplicativos para fotos? A atualização do sistema operacional melhorou o que já era perfeito e com a dupla nativa  Nokia Camera mais Nokia Creative Studio você não precisa de outro. O 6tag e o Instagram Beta cumprem bem a função de compartilhamento, ainda que o segundo fique devendo para as versões nos outros sistemas operacionais.

Ficam devendo muito aos primos nos demais sistemas operacionais: CamScanner, com opções de compartilhamento não tão boas; Hipstamatic, cuja versão no iOS é perfeita; Itaú, sem leitor de código de barras e sem token; e Tumblr, horrível.

E o que eu não me conformo? Ter descoberto em uma coletiva de imprensa que não existe gravador de voz nativo. Baixei o Gravador Pro, mas ainda não tive oportunidade de testar. De qualquer forma, acho que é algo tão simples que não me conformo do sistema nativo não trazer.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta