3ª Temporada de Sessão de Terapia chega segunda ao GNT

Mudanças. Acho que podemos dizer que mudanças marcarão a 3ª temporada de Sessão de Terapia, que estreia nesta segunda, dia 04 de agosto, na faixa das 22h30, no canal GNT com o mesmo formato das bem sucedidas temporadas anteriores.

Temos de volta Theo, o terapeuta que em sua própria vida tem enfrentado difíceis demônios, mas talvez um Theo diferente, como não poderia ter deixado de ser após os acontecimentos do final da segunda temporada.

Temos roteiros diferentes: a produção nacional deixa de lado os roteiros adaptados do original israelense Be’Tipul e nos entrega roteiros totalmente inéditos, criados no Brasil pela equipe comandada por Jaqueline Vargas.

E, como bem diz o diretor da série, a chegada de cada novo ator é um recomeço para toda a equipe: “Como disse o saudoso Claudio Cavalcanti: ‘nossa série é gente falando com gente, e isso será sempre fascinante’. A terceira temporada segue apresentando humanidades, pela lente da delicadeza”. 

 Sessão de Terapia_GNT_Elenco_Créditos Jorge Bispo

E no coquetel de lançamento da série, realizado com a equipe e convidados na semana passada em São Paulo, a satisfação, a sensação de dever cumprido, era palpável. E, do lado de cá, de fã, é deliciosa a sensação de volta – com direito a orgulho de ver uma obra nacional de tão alta qualidade.

Ao consultório de Theo, que havia desistido da profissão, mas retorna após uma viagem de barco – necessária para se reencontrar, talvez – chegam os novos pacientes: Bianca (Letícia Sabatella), uma professora de literatura, que procura a terapia para tentar salvar seu conturbado casamento com Tadeu Cadore (Nicolas Trevijano); o adolescente Diego Duarte (Ravel Andrade), um estudante de classe alta que bebe demais e acaba se viciando em álcool; Felipe Alcântara (Rafael Lozano), um administrador bem-sucedido, que enfrenta o dilema de casar com uma mulher ou assumir sua homossexualidade e Milena Dantas (Paula Possani), paciente da quinta-feira, a viúva de Breno Dantas, o atirador que morreu na primeira temporada.

Os episódios de sexta também chegam com novidades: Theo frequentará um grupo de supervisão de psicólogos criado por Evandro (Fernando Eiras). Lá ele conhecerá Rita Costa (Camila Pitanga), uma jovem e aplicada terapeuta. Mas quem é fã da personagem Dora (Selma Egrei), como eu, não precisa se preocupar, já que Theo sentirá falta de suas sessões com a antiga amiga  e voltará para o seu divã.

“Espero que o público se emocione e se identifique. Que se permita esse tempo. Sessão de Terapia é mais do que um seriado convencional, ele toca em lugares que podem fazer com que você cresça, aprenda coisas e entenda que o autoconhecimento é algo grandioso”, conclui Selton.

E para quem, como eu, tem dificuldade em seguir o ritmo de um episódio por noite durante toda a semana, os episódios estarão disponíveis para o assinante a qualquer hora, em qualquer lugar através do GNT Play um dia após a exibição na TV – pelo computador na página  gntplay.com.br ou pelos aplicativos para tablets e smartphones com sistema iOS ou Android. Para ter acesso ao conteúdo diretamente da televisão, os assinantes NET podem usar o serviço NOW.

*****

Sessão de Terapia_Letícia Sabatella_GNT (3)

No coquetel de lançamento assistimos ao primeiro episódio da nova temporada. Conhecemos Bianca. A ex-professora, que abandonou a carreira para se dedicar a seu filho, diz buscar ajuda de Theo para tentar salvar seu casamento, já que ela briga com o marido por qualquer coisa.

Ao longo da sessão, porém, fica claro para mim que talvez ela apenas reflita a relação conturbada com um marido controlador e, quem sabe venhamos a confirmar no futuro, abusivo. Sim, o que fica claro para mim é isso, mas como o próprio Selton ressaltou, tudo na série continua sendo tratado com muita delicadeza, é preciso prestar atenção a cada palavra dita e não dita, nos tornamos então companheiros de Theo na jornada de tentar enxergar a verdade quando ela não é realmente dita.

Acho que é aí que a escolha de Zécarlos Machado para o papel de Theo se mostra tão acertada: em seus silêncios e olhares ele nos conduz pelas descobertas e sustos. Mas o primeiro episódio também nos revela que a vida continuará não muito gentil com nosso terapeuta: o filho mais velho de Theo, Rafael (Johnnas Oliva) surge ao final do episódio, nervoso, molhado pela chuva, pedindo por dinheiro. Claramente escondendo algo e ao mesmo tempo desesperado por ajuda.

Mas sabemos que a verdade sobre esses dois personagens será descoberta semana a semana numa jornada que Sessão de Terapia já provou ser muito prazerosa.

P.S. Não consegui dar conta de escrever sobre a segunda temporada de Sessão de Terapia aqui no blog, a qual acabei assistindo em ritmo de maratona no GloboPlay apenas após o término da exibição. Com a promessa da disponibilização dos episódios no dia seguinte ao de exibição tentarei voltar aos textos semanais – até porque eu já conclui que poucas séries nos ensinam tanto sobre nós mesmos.

 

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta