Livros: A lista dos meus desejos

E aí que, graças do Desafio Literário do Tigre, descobri que nunca havia comprado um livro por sua capa. Sim, é claro que algumas vezes minha atenção foi atraída por uma capa bem feita, apesar de ser mais fácil eu ficar atraída por um nome curioso, mas sempre existe o processo de pegar o livro, ler a sinopse, dar uma olhadinha na orelha, algumas vezes até dar uma olhadinha no primeiro capítulo, antes de decidir pela compra.

Somente por conta da capa eu nunca havia feito, então o desafio começou ao chegar a livraria e olhar livros e livros a procura daquele que me fisgaria. Fiquei na dúvida entre quatro, depois dois e me segurei para não ler nadinha, nem nome de autor, o que poderia me induzir a compra. Pedi palpites pelo instagram e ao final, não conseguindo me decidir, acabei comprando os dois. A decisão de qual seria o “do mês” no desafio acabou ficando por conta do tamanho, já que eu estava lendo outro e queria terminar dentro do prazo.

A Lista dos Meus Desejos acabou se revelando a escolha acertada mesmo: além de ser um livro curto, sua leitura é daquelas que fazemos “de um fôlego só”.

a lista dos meus desejos Sinopse

Até que ponto o dinheiro traz felicidade? Essa é a questão central de A lista dos meus desejos, o fenômeno de crítica e público que ultrapassou a marca de 400 mil exemplares vendidos na França e será levado às telas em 2013. Jocelyne Guerbette é uma mulher de meia-idade que sempre teve uma vida modesta e pacata. Mora há décadas numa pequena cidade francesa com o marido, tem um armarinho e escreve um blog sobre costura que, sem suspeitar, é cada dia mais lido. Um dia, Jo decide comprar um bilhete. E ganha, sozinha, 18 milhões de euros. É o início de uma reviravolta em sua vida. Por um lado, tudo em que ela sempre acreditou começa a desmoronar diante de seus olhos. Por outro, poderá descobrir a alegria onde nunca havia esperado. A lista dos meus desejos é um livro sobre a felicidade, e um conto de fadas moderno sobre a redenção nos momentos mais difíceis.

 

 

Antes de escrever essa resenha resolvi buscar mais informações sobre o livro, que tem sido campeão de vendas na Europa e achei curioso muitas pessoas terem se mostrado decepcionadas porque acreditavam se tratar de um chick lit e ele não poderia estar mais longe disso, mesmo tendo uma protagonista moderna: Jo vive numa pequena cidade do interior da França, aonde tem um armarinho (nhóóimmmm)  e atualiza seu blog Dedos de Ouro – rolou uma identificação, confesso – e vive vom seu marido, após os filhos adultos terem seguido seu caminho.

Só que sua vida é descrita com bastante realidade, não existe glamour, mas uma vida simples, da qual a felicidade vem das pequenas coisas, das pequenas conquistas, do e-mail de uma leitora do blog, do carinho inesperado do marido, da aproximação da filha, de uma lembrança de infância. Jo não é feliz o tempo todo, nas verdade ela não o é na maior parte do tempo, mas sobrevive, encontra algum contentamento, cria novos sonhos, menores e maiores, assim como eu e você na vida real.

Então é com um tanto de descrença que ela se descobre dona de uma fortuna e, ao contrário do que costumamos acreditar que acontecerá, ela fica mais assustada com sua nova situação que feliz e resolve ter um tempo para “processar”  novidade. Nesse tempo ela resolve fazer uma lista das coisas que acredita serem seus desejos, e que poderiam ser atendidos com bem menos de dezoito milhões, e depois do que seriam suas loucuras. Lembra de fatos importantes em sua vida, quase nunca relacionados com dinheiro ou posses, mas com pessoas e sentimentos, e tenta decidir o que fará.

Como eu disse, para se ler de um fôlego só e bastante melancólico, A Lista dos Meus Desejos é uma leitura bonita, mas bastante melancólica, e acredito que agradará a mulheres a partir dos 35 anos, quando, independentemente de reflexões literárias, já começamos a listar bem melhor o que é realmente importante.

Uma grata surpresa com uma capa linda!!!

P.S. É fácil entender porque me apaixonei pela capa dele, não é mesmo?

P.S. do P.S. Como falei, me apaixonei por dois livros na livraria. Antes de finalizar a compra pedi a um dos vendedores que verificasse a disponibilidade dele em ebook. Tenho tentando comprar neste formato sempre que possível já que tenho o leitor e, também, porque tem se relevado financeiramente vantajoso. Deixei A Lista dos Meus desejos na loja e o comprei pelo site chegando em casa, a diferença de preço entre as duas versões foi de R$ 14,00, economia que permite a compra de outro ebook.

P.S> do P.S. do P.S. Para saber mais sobre o Desafio Literário do Tigre acesse a fanpage.

desafio literario do tigre

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário


  1. Que bom que você gostou do seu livro, Si. Agora fiquei curiosa, acho que irei colocar na minha listinha de leitura.
    Você já começou o outro ou ainda está na lista de espera?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *