Dia Mundial Sem Carro 2013

keep calm and pedale

Se alguns acham que ele perde o sentido por ocorrer num domingo, do outro lado isso favorece quem está acostumado a sempre se locomover sobre quatro rodas a experimentar outras opções, já que os horários ficam um tanto menos “apertados”. Não que tentar usar bicicleta, ônibus e/ou metrô seja sinônimo de chegar depois do carro, como o 8° Desafio Intermodal ocorrido na outra semana mostrou, de novo.

E mesmo quem não sair de casa pode aproveitar a data para refletir sobre o uso diário do carro, que é o real objetivo da data.

Em São Paulo, a prefeitura impedirá o acesso de carros ao centro histórico ao longo do domingo. Na região apenas o trânsito de moradores e dos ônibus será permitido e existirão agentes orientando os motoristas.

Além disso, não é somente o dia 22 de Setembro separado para repensarmos o ir e vir, setembro é o Mês da Mobilidade e a programação é enorme para quem abraçar a causa, veja só:

No dia 21 de setembro tem Vaga Viva (vaga de estacionamento transformada em área de convivência) no Largo do Japonês, Zona Norte de São Paulo, com atividades lúdicas e educativas, entre elas uma Oficina Comunitária de Bicicletas – Mão na Roda! Das 14h às 18h

Também a partir das 14h, rola a Balada da Mobilidade Bike Anjo Nacional com a finalidade de celebrar os 3 anos da plataforma Bike Anjo e as vitórias obtidas ao longo do caminho. A festa será transmitida via hangout e também acontecerá em diversas cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife. Em São Paulo a festa rola no Las Magrelas, Rua Mourato Coelho, 1344, Vila Madalena.

Já como parte da Virada Esportiva de São Paulo, o Instituto CicloBR vai promover mais uma edição do Festival CicloBR. A ideia do Festival é agregar diversas atividades que envolvem a bicicleta e divulgar projetos que promovam a mobilidade urbana sustentável na cidade. Entre as novidades teremos a realização do 3o Torneio Sulamericano de Bike Polo, o São Polo, um campeonato de dois dias que vai movimentar atletas brasileiros e de países vizinhos para disputar essa nova modalidade esportiva da bike. O torneio rolará a partir das 09h de sábado e do domingo no Parque do Ibirapuera.

No dia 25 é hora de discutir as políticas públicas para transformar a cidade no Seminário A bicicleta em São Paulo. O seminário rola na Câmara Municipal de São Paulo, Plenário 10 de Maio, a partir das 15h.

Em Curitiba a programação também é extensa, com direito a shows de música e discussão sobre práticas sustentáveis na cidade – quem for da cidade precisa conhecer o blog Arte e Bicicleta. No Rio de Janeiro, no próprio dia 22, rola o BiciRio 2013.

Finalmente, no dia 27, sexta-feira, tem Massa Crítica rolando em diversas cidades do país.

Recomendo muito o calendário do Vá de Bike para quem se interessa pelo assunto.

Ah, e já que estou no tema, corre e clica aqui para conhecer o site Bike É Legal, projeto da musa Renata Falzoni, que juntou num lugar só um montão de conteúdo sobre a bicicleta como esporte e como transporte. Porque, na verdade, bicicleta é  isso e um pouco mais – depois que ela entra na tua vida, tudo muda, na verdade.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário


  1. O pior é que justo no domingo vou participar de uma corrida de rua e não tem como chegar se não for de carro, olha a ironia. Ônibus são escassos e com horários ainda mais irregulares, e o metrô só abre às sete da manhã, não daria tempo. (Se bem que peguei o kit de corrida hoje e… bem, se entregaram o chip de cronometragem junto, talvez DÊ temó. Vou conferir mais tarde.)

    De qualquer modo, já faço Dia Sem Carro na maior parte da semana. 🙂

    Vai rolar bicicletada aqui em Brasília, li de passagem em algum lugar.

    Responder

Deixe uma resposta