Aplicativo Human mapeia o quanto você se movimenta

Aplicativo Human para iPhone

Quando eu fiz meu texto sobre a minha cã personal trainer eu tive que ir ao Google Maps e tentar medir o quanto eu realmente estava caminhando por causa dela. Além do trabalhão, eu fiquei carente de saber se era verdade aquilo que eu escrevia.

Resolvi então reinstalar o aplicativo Runkeeper no meu iPhone. Ele foi baixado na época em que comecei a pedalar porque permite medir diferentes tipos de exercício, mas depois foi abandonado por conta do Yahoo!Bike que tinha função social, mas que morreu pela falta de atualização e usuários.

O Runkeeper permite você selecionar o tipo de exercício – caminhada, corrida ou ciclismo, por exemplo – e estabelecer metas de emagrecimento. Você pode até programá-lo para te lembrar de se exercitar, se você quiser. Acho que ele é uma boa opção para quem pratica exercícios com cunho “esportivo”, vamos dizer assim.

Só que ele “pira” com pessoas que apenas querem saber o quanto se movimentam sem comprometimento com resultados: se eu caminhar até a escola de minha filha e parar na porta esperando por ela sem pausar a medição ele achará que estou correndo em círculos, aumentando a distância percorrida e fazendo umas marcações despropositadas.

Além disso, ele me obrigava a lembrar de acioná-lo quando ia sair, pausar a cada paradinha do caminho e finalmente parar a medição ao final do “percurso”, o que nem sempre acontecia.

Então eu vi a sugestão do aplicativo Human no blog MacMagazine e resolvi arriscar. Três dias depois estou eu aqui mais que feliz com ele e deixa eu explicar o motivo:

1. Ele serve para calcular quanto tempo você se movimenta por dia, então ele é perfeito para quem, como eu, quer ser saudável, mas não tem tempo ou paciência ou vontade de “praticar esporte”. Ou seja, ele vai bem na linha do que eu gosto: ajuda você a ver se está se movimentando para se manter saudável, mas não tem meta de distância ou perda de peso.

2. Ele não precisa ser acionado, parado ou o que o valha. Você instala, cria um usuário ou conecta via Facebook e a partir daí ele estará funcionando “escondido”. Você o mantém em seu bolso ou bolsa e ele irá, através do acelerômetro, marcar quantos minutos você ficou parado, andando, correndo, pedalando, etc.

3. Ele dá mensagens positivas para você ao longo do dia, te incentivando a cumprir a meta dele, que é de 30 minutos de movimento por dia. Sim, os tais 30 minutos de atividade física de que falei no meu texto sobre a cã.

Tá, às vezes ele se perde e considera que estou pedalando quando estou correndo, ou que estou no carro quando estava no metrô, ou que estava correndo quando eu estava pedalando, mas ele realmente mede tudo que você faz, inclusive as várias horas sentada enquanto trabalha ou as paradinhas no meio do caminho – meu gráfico tem, por exemplo: 5 minutos caminhando, 2 minutos parada, 4 minutos caminhando.

Com isso eu pude ver, por exemplo, qual a diferença que fez em minha vida ter parado de ir ao escritório todos os dias e ter arrumado a cã de companhia: enquanto eu cheguei ao final da segunda, dia de escritório, com 80 minutos de movimentação, referentes aos percursos escola da Carol- ponto de ônibus – escritório – restaurante do almoço – metrô – padaria – passeio com a Tequila, na terça, dia de casa, eu cheguei a 106 minutos contando apenas levar e buscar a Carol na escola e os vários passeios com a cã. É meia hora a mais de caminhada! E eu nem estou retirando da marca de segunda os 20 minutos do passeio noturno com a cã, que simplesmente não ocorria antes.

É a meia hora que levou 15 quilos embora e que me deu nova energia para o dia a dia.

Estou louca para ver como ele medirá hoje, que é dia de limpar a casa…

gráficos aplicativos human iphone

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Si, eu tava usando o “moves” e gostando (ele tb funciona escondido e identifica bem qndo estou andando/correndo ou de carro). Deixei de usar porque acabava gastando demais a bateria 🙁
    Bjão

    Responder

    1. Eu acho que o iPhone 4S é uma bosta no quesito bateria! Dura muito menos que no 4 e imensamente menos que no Windows Phone que andei usando.

      Beijos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *