Livros: Noite Sem Fim

noite sem fim o alem mar

Noite Sem Fim foi uma das gratas surpresas deste ano quando o assunto é literatura: um livro leve, envolvente, daqueles que fazem com que você esqueça o que está acontecendo a sua volta porque o que importa mesmo é o que Martin vai fazer em seguida.

Primeiro da trilogia O Além Mar, o livro tem a missão de nos apresentar A Vila, lugar beira-mar em que a Lei dos Anciões mantém a todos numa constante sensação de incerteza e torna infelizes muitos de seus moradores.

Livro juvenil, ele traz em si um tanto de Harry Potter, sendo focado nas aventuras e desafios que Martin, Maya e Omar irão enfrentar ainda na adolescência, e um quê de A Sombra do Vento, por conta da excelente caracterização da pequena cidade em que esses três vivem e pela prosa que carrega um pouco de poesia, aquela coisa de ter ritmo e de a gente seguir sem perceber que está devorando o livro em praticamente “uma sentada só”.

Confesso que o começo do livro nem é tão envolvente e que alguns “desfechos” são imaginados pela gente antes – coloquei entre aspas porque, sendo parte de uma trilogia, não teremos nenhuma solução ou resposta definitiva neste volume -, mas a medida que Martin vai encontrando pistas de que o que ele sempre conheceu de sua vida não está nem perto do que é verdade você vai sendo envolvido pelo desafio de saber tudo e, é claro, você acaba apaixonado pela amizade dos três e quer que tudo acabe bem.

Além disso, fica nítido que o autor também foi sendo envolvido pela história e seus personagens e ganhando cadência a cada novo capítulo.

Recomendo muito se você é fã dos livros que citei aqui e, mais ainda, para adolescentes com gosto pela leitura – em especial porque o autor foi muito feliz ao retratar a descoberta do primeiro amor por Martin e Maya.

O primeiro capítulo do livro está disponível para leitura no site do autor, Roberto Campos Pellanda, e quem usa iOs pode baixar o Guia de Leitura gratuitamente. Neste, além da sinopse e do primeiro capítulo, uma introdução ilustrada ao universo da série, artigos selecionados do blog do autor e resenhas e entrevistas com o autor

Sinopse

A Vila é um lugar onde é sempre noite. A cidade vive sob a rígida Lei dos Anciãos, e a cada seis meses um navio deve partir para o Além-mar. Martin tem 14 anos e ficou órfão há seis meses, quando o pai embarcou em um navio para o Além-mar, de onde ninguém retorna. Atormentado pela perda do pai e pelo fantasma de que conhecia muito pouco a seu respeito, Martin decide partir à procura de respostas. A busca pela verdade levará Martin a visitar algumas das figuras mais folclóricas da Vila e o conduzirá a uma incrível descoberta uma coleção de livros proibidos. Junto com Omar, seu melhor amigo, e Maya, a filha do livreiro da Vila, Martin inicia um clube de leitura para explorar o tesouro recém-descoberto. O mergulho nos livros proibidos levará o trio a uma perigosa jornada, na qual eles não apenas serão apresentados aos segredos que envolviam o passado do pai de Martin, mas também os colocará cara a cara com a própria essência do terrível regime Ancião.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta