Elementary: Risk Management (1×22)

Irene está viva. Por esta virada de Elementary eu duvido que alguém estivesse esperando.

Elementary: Risk Management (1x22)

Antes dessa revelação bombástica, Moriarty bastante trabalho a nossa dupla de detetives aos convocá-los para a investigação de uma morte não solucionada em troca de contar à Sherlock o que havia acontecido com Irene.

Ou seja: não só havia o desafio em si de descobrir quem havia matado o ex-soldado e depois descobrir porque Moriarty queria que esse crime fosse solucionado, existia o fato de tudo isso ser pessoal para Holmes. Existia o fato de que a despeito de tudo que Holmes possa ter feito, a verdade sobre Irene era a única coisa que realmente importava para ele.

Em vários momentos nós vemos o quanto tudo isso o atormentava e então percebemos que se Watson não estivesse ali talvez ele tivesse uma nova recaída, o que contrastava de forma irônica com a insistência de Gregson em que a ex-medica mudasse de vida. Ele tem medo de um dia Holmes deixar a parceira para trás sem entender o quanto os dois se complementam – Watson clonando o telefone de Holmes disse tudo.

Além disso, nunca tivemos um Holmes tão exposto como aqui. Quando ele fala de Irene, nossa, quando doçura. Quanta inacreditável doçura ele consegui nos demonstrar.

E foi em meio a tanta doçura que encontramos a informação que nos permitiria entender seu susto quando a cena nos mostra Irene ainda de costas, nenhum nome dito.

P.S. Momento de Watson nos lembrando do machismo ao lembrar que Gregson carrega um pênis além de sua arma.

P.S. do P.S. Watson dizendo para Holmes que a questão era pessoal para ela também. Muito amor!

P.S. do P.S. do P.S. Holmes nos ensinando mil maneiras de acordar alguém de forma desagradável. Adoro!

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

15 Comentários


  1. O Holmes “real” (digo, o do Doyle) também tinha a mania de acordar o Watson. Morro de rir com esse tipo de cena!

    A Joan reclama do machismo, mas o aviso contra Sherlock é sempre válido. Ele é um sujeito complicado. No da BBC, o Watson também é avisado pra se afastar.

    Saudade dessa série! Seriado bom é assim, a gente fica com saudade entre uma temporada e outra. 🙂

    Responder

    1. Eu fico imaginando se a Watson qualquer dia desses vai dar um susto nele. Adoraria!

      As melhores séries são assim e até a saudade fica doce!

      Responder

  2. Eu desconfiava que a Irene estava viva. Não li nenhum livro, mas na série inglesa o próprio S.H. forja a morte da Irene. Aliás, na série inglesa o envolvimento do S.H e da Irene é uma delícia, inclusive com um toque de telefone da Irene para o Sherlock sendo um suspiro de prazer.
    Foi o último episódio da temporada? Já estou com síndrome de abstinência.

    Responder

    1. A Irene foi apropriada do livro por ambas as séries, mas utilizada muito livremente. A versão da BBC é mais fiel à Irene do conto (ela é personagem em um único conto, “Um Escândalo na Bohêmia”, que abre o livro “As aventuras de Sherlock Holmes”). Essa história de ela morrer (ou não), de se envolver com o Sherlock (ou não) e do que ainda vai acontecer na temporada de Elementary (ainda faltam dois episódios, se não me falha a memória) não tem naaaaaada a ver com o conto. 😉

      (Na série inglesa, o Sherlock não forja a morte dela, só a ajuda a escapar.)

      Responder

    2. Então Cleo, como falei a pouco em outro comentário: acho que não vale a pena tentar traçar paralelos entre as duas séries. Adoro-as da mesma forma, mas são muito diferentes entre si.

      Na quinta tivemos o penúltimo episódio e na próxima o último da temporada – na verdade era um episódio duplo, mas o Universal Channel dividiu.

      Responder

  3. Lu Monte, que memória! Que inveja! Assisti duas vezes o S.H inglês e pra mim ficou certo que o Sherlock havia forjado. E que bom que ainda faltam dois eps.

    Responder

    1. Cleo, eu tenho uma capacidade incrível de lembrar de detalhes irrelevantes – para as coisas importantes, sou a perfeita Dory. Aliás, eu já disse que falo baleiês?

      Responder

      1. Eu falo que minha mente é o maior depósito de informações desimportantes já visto, principalmente se existe algum programa sobre o assunto no Discovery (qualquer um deles) ou no NatGeo.

        Responder

  4. Ah! mas não sei o que é pior: eu estou Dory pra tudo! Estou temendo até pelo emprego.

    Responder

  5. A melhor e maior reviravolta ainda está por vir. ( Acompanho a série qdo passa no EUA).

    Gosto de ambos os Holmes, apesar de ter uma queda maior pelo britânicos por vários motivos e o maior sendo seu interprete. Mas acho ele lado humano mais aflorado no Holmes da CBS mais bonito e sua relação com a Watson incrivel. Não entendi muito bem essa do Gregson alertar a Watson somente agora, já que na serie da BBc esse mesmo aviso ocorre em seu 1 ep.

    Responder

    1. As duas séries são totalmente diferentes então não tem a que eu gosto mais. E adoro os dois atores também. Ou melhor, os quatro, já que tenho o maior apego aos Watsons.

      Na verdade quem avisa ao Watson na série inglesa é o irmão de Holmes. Acho que nem vale a pena a gente tentar comparar as duas em termos de acontecimentos, a americana toma várias liberdades em relação ao livro.

      Responder

      1. Na série inglesa quem faz o aviso é a sargento Donavan logo quando eles chegam a cena do crime do Estudo em RosA.

        Os Sherlocks que me referi ali eram os personagens e não as séries. Gosto de ambas e concordo que não dá pra compara-las. Meu amor pelo Benedict Cumberbatch é imenso e por isso gosto mais do Sherlock interpretado por ele.

        Responder

Deixe uma resposta