Bates Motel: What’s Wrong With Norman (1×03)

Acho que a pergunta certa é: o que há de errado com essa cidade? Bates Motel apresenta um episódio bastante tenso, o primeiro a nos entregar o quão grande é o problema mental do protagonista, mas que se destaca por nos revelar mais sobre os segredos escondidos pelos demais moradores.

Bates Motel: What's Wrong With Norman (1x03)

Além disso, precisamos concordar com Zack: Norma é tão linda que faz nosso coração doer. As cenas do casal foi extremamente bem executadas, mas o ponto é que nos mostraram que nem mesmo o loirinho pode ser considerado normal. Ao mesmo tempo em que ele prometia cuidar de Norma me passava um arrepio na espinha imaginando o que ele poderia esconder, ressaltando o fato de que ele não é perfeito.

Só não sei o quão imperfeito: será verdade ou delírio a descoberta de uma moça presa no porão da casa de Zack por Norman?

Em qualquer outro momento que essa descoberta fosse feita poderíamos achar que o assistente do delegado é um louco torturador, mas após vermos Norman conversando com sua mãe sem que ela estivesse ali e os efeitos da pressão de seu segredo sobre o cinto de Keith ter sido descoberto ou ao ser envolvido por Emma nessa tentativa de descobrir a verdade sobre os desenhos do caderninho. Ele já havia desmaiado na escola, ele treme e fala sozinho.

E a forma com que tudo isso nos foi mostrado ainda nos faz pensar se Norma sabe o quanto seu filho é debilitado. Se ela sabe e se aproveita disso para ser dominadora. Se ela não sabe e o enxerga como perfeito.

A maior verdade é que é impossível distinguir o começo da loucura de um e o final da loucura de outro. Não foi Norma que fez tudo isso com Norman, mas ele talvez não estivesse tão quebrado não fosse por sua mãe.

Pensemos em Dylan: ele com certeza não é lá muito normal, mas está longe de perder a noção de certo e errado. Ele opta por fazer o errado, ao mesmo tempo que enxerga problemas na sua “família”. Ele é aquele cara de quem a gente gosta. Apesar ou por tudo é que a gente não sabe se é.

A questão é que ele ali tem um pouco da gente, da confusão que a gente sente em relação ao Norman – porque ele e nós já estabelecemos que Norma não é flor que se cheire. Quando Norman diz que não o atacou na cozinha: ele não lembra ou ele finge não ter feito? Nada de respostas aqui, por enquanto.

P.S. Dylan fazendo poses com a arma. Melhor cena do episódio!

P.S. do P.S. Norman e o cachorro. Cena mais tensa do episódio.

P.S. do P.S. do P.S. Cara, é MUITA maconha!

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Nunca imaginei que uma série baseada em um filme já tão conhecido como “Psicose” seria tão interessante e com resultados tão inesperados.

    Quando Norman descobre a mulher no porão, a princípio, pensei que era verdade, mas realmente é para se pensar se é real ou alguma alucinação da mente perturbada de Norman.

    Responder

    1. Olha Ivonete, nem eu. Fui pega totalmente de surpresa por esta e por Hannibal, que acabaram se revelando as melhores estreias desta temporada.

      Responder

Deixe uma resposta