Passo a Passo: Quadro de recados a partir de uma moldura velha

O que você faz quando encontra uma velha moldura dando sopa no lixo do seu andar? Se ela estiver em bom estado e limpinha, bem, você pega e guarda até ter uma ideia realmente boa para aproveitá-la.

quadro de recados e fotos passo a passo

Como fazer um quadro para fotos e recados bem fofo usando linha, agulha, tinta, tecido e fita crepe. Quer tentar?

material quadro de recados e fotosPrimeiro de tudo sugiro pintar a moldura em questão. Eu usei tinta PAV a base de água no tom cereja, mas não tenha preconceitos.

Minha ideia inicial, na verdade, era adquirir um daqueles grampeadores de tapeceiro e usá-lo para prender à moldura uma daquelas telas de galinheiro, mas não achei o tal grampeador a preço interessante – juram que eu ainda encontro por menos de vinte moedas – nem a tela de galinheiro, pelo menos não nas minhas andanças por aí.

Resolvi então tentar com coisas que tinha em casa e usei os grampos já existentes na moldura, que prendiam alguma tela que foi arrancada, para prender as linhas. Na falta deles você pode, ainda, usar preguinhos pequenos de aço.

O importante é que a distância entre eles seja um tanto parecida, permitindo que você faça um zigue zague ordenado, mas isso não é fundamental, é algo feito a mão então não precisa ser  perfeito, medido em milímetros, sabe?

Decidida a usar os tais grampos eu apenas os soltei um pouco mais com um estilete e então me armei de agulha e linha de costura invísivel. Aqui também vale trocar: linha para bordado ficará mais aparente, o que é legal caso você não queira colocar tecido no fundo do quadro, ou ainda linha de pesca caso ache que precisa de algo mais resistente.

O importante é separar um bom tanto de linha e então ir passando de um lado a outro do quadro, primeiro na horizontal, depois na vertical,formando o tal zigue zague de que falei.

quadro recados e fotos zigue zague com linha

 

Zigue zague pronto chegou a hora de você decidir se colocará um tecido ao fundo do quadro. Eu queria muito colocar e, de novo na ausência do tal grampeador, resolvi usar fita adesiva dupla face para prendê-lo: coloque a fita em todo entorno, sem colocar uma em cima da outra, e então aplique o tecido já cortado no tamanho correto – vale deixá-lo um pouquinho menor que a moldura para que ele não fique aparente quando o quadro for olhado de frente. Para finalizar e não deixar que o tecido desfie eu ainda apliquei fita crepe comum em toda volta.

quadro recados e fotos aplicação de tecido

Pronto, não precisa de mais nada! Se a moldura fora larga você pode usar sobre uma mesa ou prateleira, se quiser poderá prender na parede colocando um gancho eu sua parte superior ou ainda usando fita dupla face de parede. Neste caso sugiro, após a aplicação da fita crepe, usar grampos ou pregos para prender bem o tecido, garantindo não ter a surpresa de não ver seu quadro no chão e suas fotos destruídas pela sua cã. Ops, esse lembrete é pra mim mesma.

Para pendurar as fotos eu usei aqueles pregadores de madeira minúsculos que você encontra em papelarias.

Ficou um charme, não foi mesmo?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta