DIY: transformando latinhas em vasos

latinhas com rótulo vintage diy pap

Promessa é dívida, então eu vim aqui contar pra vocês como é que eu fiz esse lindo trio de vasinhos para enfeitar a minha nova velha estante da sala. Todos prontos?

Você vai precisar de:

– Latas usadas – eu usei de molho de tomate, mas o arquivo de rótulos tem 3 diferentes tamanhos, então você só precisa ver qual o mais adequado pra você;

– Rótulos impressos (o arquivo você consegue aqui na gracinha do blog A Casa Que Minha Avó Queria)

– Vinagre branco

– Primer para metal – eu usei o em spray da Colorgyn, mas você também encontra da Acrilex para aplicação com pincel

– Spray branco para metal ou uso geral

– Cola branca

– Água

– Papel para forrar e não fazer sujeira.

Começando:

O primeiro passo é preparar as latas que você vai utilizar: lave-as bem, deixe secar e depois, com um pano seco, passe o vinagre branco dentro e fora da lata. Ele vai ajudar a eliminar a umidade que pode restar após a lavagem.

Deixe secar ao sol/vento e então aplique o Primer para metal. Esse produto vai ajudar a evitar a ferrugem, já que vamos colocar dentro da lata terra que será regada de vez em quando. Caso você prefira poderá, ainda, manter a florzinha no vaso de plástico em que foi comprada e colocá-lo dentro da lata. Mesmo assim é importante usar o primer.

Eu usei em spray, então forrei a área em que faria a aplicação, apliquei por dentro 2 vezes, com pausa entre elas, e após seco apliquei por fora, também duas vezes.

Depois foi a vez de aplicar a tinta spray branca, para os pedacinhos da lata que aparecerem combinarem com os rótulos. É importante respeitar o tempo de espera entre as aplicações e fazer tantas quantas forem necessárias para cobrir bem a cor original.

Reserve as latas para a aplicação dos rótulos.

Imprimindo os rótulos…

Tá tudo explicadinho direitinho no post do blog, mas valem algumas observações:

– Eu usei um papel A4 especial, que dá mais destaque nas cores e é brilhante. Para imprimir eu fui nas opções da impressora e selecionei para que a impressão fosse feita no tamanho do meu papel, assim o rótulo foi redimensionado e deu certinho para a aplicação na lata de molho de tomate comum.

– Os arquivos estão em formato A3 e é preciso respeitar esse formato se sua ideia for usar so rótulos nas latas maiores. Como o próprio post indica, leve o arquivo para a impressão em alguma gráfica. Aproveite e peça que eles cortem com gilhotina, fica mais certinho o corte, mais profissional.

Colando cada rótulo

Esperou secar toda a tinta? Então mãos a obra: hora de colar.

Use a cola branca e um pincel, espalhe a cola de forma a cobrir toda a superfície, mas não deixe cola demais, se não o papel vai ficar irregular. Posicione o papel com cuidado e vá aplicado parte a parte. se a lata for lisa vale usar uma espátula para ajudar a deixar tudo bem certinho.

Deixe secar bem.

Para dar um acabamento legal, com cara de rótulo mesmo você poderá aplicar por cima dele cola para decoupage ou, como eu fiz, misturar uma parte de cola para uma de água e aplicar com pincel sobre ele. garanto que fica bem charmoso.

Você verá que eu fiz pequenos picotes na parte superior do rótulo, isso porque a lata de molho de tomate tem essa quebra no alto, então não tinha como deixar certinho. Com os picotes eu pude ajeitar o papel usando o pincel e a cola.

Aí é só escolher qual planta quer colocar nos vasinhos. Eu optei pelas suculentas, que exigem menos rega e porque os meus ficaram na estante da sala, mas você poderá escolher temperos ou flores coloridas, fica a sua escolha.

passo a passo reuso de latas de metal

 

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta