Projeto do Final de Semana: Abajur de Garrafa

A ideia era antiga, tirada de um dos muitos sites de passo a passo que eu sigo: fazer um abajur usando uma garrafa e lampadinhas de Natal. Demorou um tempão pra ser executada, mas eu não poderia ter ficado mais feliz com o resultado.

As garrafas: uma de whisky, que o marido demorou quase 10 anos pra terminar, a outra da linha de vinhos para o verão recém lançada pela Almadén – recomendo muito o rosé, delicioso. As lampadinhas são as mesmas que há anos eu usava para decorar a casa no Natal.

Para furar as garrafas é preciso comprar brocas especiais para vidro, eu encontrei as minhas na Leroy Merlin. Comprei de duas medidas porque não tinha certeza do que ia precisar e devo dizer que elas não são baratinhas baratinhas. Na verdade, se sua ideia é fazer apenas um abajur para decorar sua casa eu recomendo dar uma passadinha em uma dessas vidraçarias de bairro que normalmente fazem o serviço por menos de R$ 10,00.

Será importante você conseguir prender bem a garrafa ou apoiá-la sem que ela escorregue ou, ainda, usar da ajuda de alguém tão louco por essas coisas quanto você – eu puxei ao pai até nisso – e que seja um lugar que não tenha problema ser molhado: o vidro aquece durante o processo e será preciso ir molhando a medida que vai furando.

Por último, mas também importante, é tomar cuidado com a tração da furadeira: as mais modernas possuem controle de mais fraco para mais forte, se você usar uma tração muito forte poderá rachar o vidro.

O furo, na verdade, é a única parte mais trabalhosa do projeto. Depois dele é só você colocar as lampadinhas pra dentro da garrafa por ele e ir ajeitando com um arame (usei um cabide desses de lavanderia) para conseguir espalhar bastante a fiação.

Dependendo da lampadinha que for usar você precisará de um furo maior: as mais antigas tem uma parte plástica embaixo de cada lâmpada, já as mais modernas são bem pequenas. Para as menores uma broca tamanho 8 bastará, para as mais antigas uma broca tamanho 10.

Eu aproveitei e fiz logo as duas: uma será usada o ano toda como abajur ao lado do sofá, com luz de cor natural, bem suave – se quiser que fique ainda mais suave você deverá usar uma garrafa de cor marrom -, a outra será usada no período de festas como nossa árvore de Natal.

Estou, inclusive, pensando em colocar uma estrela no topo da garrafa para ela ficar ainda mais temática…

P.S. Nosso histórico com árvores de Natal não é dos melhores. Três já foram desmontadas pelos gatos, sendo que a última foi encontrada no meio da sala, totalmente destruída, e nós achamos enfeites de Natal até agosto do ano seguinte.

No ano passado tentamos uma de adesivo de parede. Uma decepção.

Isso porque nem ela resistiu aos gatos, que a rasgaram em diversos pontos antes mesmo da noite feliz. Sem contar que até hoje eu tenho que limpar a parede toda a semana porque o raio da cola não sai nem com reza brava.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Adorei a ideia! Vou tentar!!! Mas é claro que vou levar a garrafa na vidraçaria. Não sou muito jeitosa e além de estragar a garrafa, sou capaz de me machucar. Rs Agora só tenho um problema: a garrafa! Aqui em casa ninguém bebe… Mas vou dar um jeito. 😉 Bjs

    Responder

    1. Andresa, acho que é fácil conseguir a garrafa, aqui no meu prédio tem reciclagem por exemplo, então o pessoal deixa as garrafas fora do lixo pra não misturar. Também pode usar outro tipo de garrafa, tipo de azeite. No post que me inspirou ela usa um garrafão de suco de uva, que é comum lá pelos EUA. beijos

      Responder

Deixe uma resposta