Discovery apresenta Águias da Cidade

Quem conhece o canal já sabe o cuidado com que suas produções são realizadas. Isso mais o apelo emocional de ver o dia a dia de homens e mulheres que dedicam sua vida a salvar as de outras pessoas garantem sucesso para a nova parceria Discovery Channel e Mixer: Águias da Cidade.

A série em oito episódios chega à telinha na quarta-feira, dia 10 de Outubro, a partir das 22h20, mas eu pude estar presente à pré-estreia do programa na companhia de jornalistas e representantes do grupamento paulista da polícia militar do estado e garanto: vale muito a pena!

Foram quase 1000 horas de imagens registradas por câmeras estrategicamente posicionadas nos helicópteros usados em resgates ou presas ao peito dos integrantes das diversas equipes. Mais de seis meses de gravação em que a equipe teve acesso ilimitado ao grupo e com ele aprendeu sobre os desafios diários, os treinamentos constantes, os imprevistos e mesmo as fatalidades nessa luta para salvar vidas.

Na pré-estreia Carla Ponte e Fernando Medin, da Discovery, e Rodrigo Astiz e Sérgio Zeigler, responsáveis na Mixer pela direção da série, nos contaram que a ideia da série surgiu durante a produção de um especial sobre as enchentes e que as negociações de mais de um ano com a Polícia Militar de São Paulo garantiram o acesso ilimitado necessário para, fugindo do comum sensacionalismo, mostrar o lado humano do dia-a-dia de um grupo de quase 500 pessoas que atendem diariamente a mais de 30.000 chamados.

Eles puderam nos contar, sorridentes, do grande desafio de garantir que teriam material ao final do dia para a série sem ter atrapalhado a difícil tarefa de ser rápido e eficiente o bastante para salvar vidas, que as câmeras seriam posicionadas e ligadas nos três minutos que separam o recebimento de um chamado e a saída de uma equipe foi honrosamente vencido – e alguns policiais e médicos mostraram-se especialmente talentosos para registrar as cenas mais tocantes.

No primeiro episódio a edição caprichada nos permite acompanhar a três operações: dois resgates e um apoio tático durante uma rebelião em uma das instalações da Fundação Casa, além de entender como funciona o processo de aprovação que leva os candidatos a se tornarem membros efetivos do grupo como co-pilotos.

Nem sempre a batalha pela vida é vencida, mas é impossível não enxergar o heroísmo dessas pessoas, mesmo quando isso acontece.

P.S. Pessoalmente tenho uma admiração tremenda por policiais e professores. Pessoas que dedicam sua   vida ao outro de forma tão bonita. Pessoas que, em meio a tanto de errado no mundo, tentam fazer o certo, salvar vidas, educar. Para mim foi um privilégio, então, estar ao lado de algumas dessas pessoas, a quem nem sempre é possível agradecer o que fazem, no evento do Discovery.

E, com certeza, será um privilégio conhecer mais deste honroso trabalho ao longo das próximas semanas.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta