Livros: Dormindo Com o Inimigo – A Guerra Secreta de Coco Chanel

Sinopse

O envolvimento da estilista Coco Chanel com a alta inteligência nazista durante a ocupação alemã em Paris, entre 1941 e 1944, é o tema central desta biografia. Seguindo a pista do caso público de Chanel com Hans Günther von Dincklage, um agente da Gestapo, o jornalista Hal Vaughan pretende revelar as motivações que fizeram da estilista francesa uma colaboradora oficial da Alemanha hitlerista. Vaughan trata da infância de Coco em um abrigo para crianças pobres nos últimos anos do século XIX, do crescimento da maison nos anos 1920 e, finalmente, do período em que Coco se afastou da vida pública e viveu em uma suíte do Hotel Ritz com Dincklage.

Coco Chanel é mito, ícone. Suas criações são até hoje usadas, são atemporais. Quando não, são inspiração paras criações mais novas. Então não tem como não ficar curiosa sobre a vida dela, saber como era a pessoal real.

Dormindo Com o Inimigo é bastante honesto, ele não coloca a estilista em um pedestal, mas também não a demoniza, na verdade o livro é um grande relato de sua vida, com foco principal nos anos de guerra.

Eu não acho que Chanel, que comprovadamente atuou em conjunto com agentes alemães, tenha traído sua nação ou mesmo tenha sido uma nazista. Mas acredito que ela tenha se deixado levar pela ideia de que eles trariam melhorias, de que eles falavam a verdade – e não foi somente ela, não é mesmo? Milhões de alemães abraçaram a causa nazista e não conseguiam achar errado matar pessoas, até porque lhes vendiam a ideia de que eles não eram humanos de verdade.

A verdadeira surpresa vem do fato de que Chanel não sabia costurar – pelo menos essa foi a grande surpresa pra mim – apenas desenhava as peças que eram feitas por sua equipe de costureiras. Pra vocês isso pode não ser nada, mas pra mim foi até um pouco decepcionante.

De qualquer forma, nada no livro – seja seu envolvimento com homens poderosos que permitiram que ela deixasse de ser a garota pobre do interior e se tornasse dama da sociedade, seja seu envolvimento com os nazistas, seja o fato de não costurar – diminui a importância de quem ela foi ou muda o fascínio de conhecer a vida de uma pessoa que fez tanta diferença no mundo da moda.

O livro é de fácil leitura. Seu defeito é a capa branca, que acaba manchando com o manuseio. De qualquer forma, recomendo a leitura para apaixonados pela moda e para apaixonados pela história da Segunda Guerra Mundial.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta